terça-feira, 31 de maio de 2011

Vamos a la playa!

Bom, depois de um final de semana de encontro de São Marcos, outro de arrancada em António Prado, o velho dodge precisava de umas férias, sair com os amigos, relaxar! Então vamos para a praia.
Lembram no outro post que falei que estava calmo pois estava sem dodge, pois é, agitou um pouco! hehehe

Com bastante entusiasmo saímos dia 28/05 pela manhã. Nada melhor do que sair para andar de V8 numa manhã de sol e frio. Eu pelo menos gosto do tempo frio. Acordamos (eu e o dodge) e deixei ele esquentar por um bom tempo, não que viagem fosse longa, mas seriam 200 e poucos km conversando um com o outro.
Tudo que precisa pra pegar uma estrada...

O carro teve problemas de embreagem na arrancada de António Prado e por isso agora está com uma de um milhão de libras e disco de cerâmica. Troço que levou alguns dias pra me acostumar mas agora está dominado. Lembrei das minhas épocas de golzinho turbo, questão de um dia andando com o carro e tudo certo.

Carne comprada, cerveja gelada, a velha cachacinha de uva, famosa uvinha (o Paulista Reginaldo vai lembrar...). Os integrantes da turma foram um Maverick GT 302 com pistão KB, comando bom, quadrijet, dimensionado hooker e todo o capricho do dono que também mexe muito no meu dodge, um Opala V8 350 1974, também com comando e quadrijet, dimensionados, um Dodge Dart Gran Sedan 1973 e o meu Dart... ano 74, modelo 68, este que vocês já estão cansados de saber o que tem pelos lados do motor.
E equipe, primera foto na estrada! Sabem ser simpáticos esses 4 carros!

Seguimos viagem pela famosa Rota do Sol, caminho que une as colonias de Bento, Garibaldi, Farroupilha e Caxias do Sul para o litoral gaúcho. Litoral este com diversas praias paradisiacas com água limpa e cristalina, mar de águas quentes que convidam para um banho de mar... ops... isso é Santa Catarina. Mar de gaúcho é um chocolatão ressacudo que quem entrasse nesse final de semana com certeza não voltava mais pra contar história.

Após muitas aceleradinhas sem jamais passar da velocidade máxima permitida e após algumas paradas para fotos chegamos na praia. Como bons gaúchos após o almoço uma picanha e uma costela foram para o fogo as 3 da tarde, para dar uma apiritivada. Como a temperatura estava próxima dos 12 graus acabamos tendo que colocar uma camisa de manga comprida. Sorte que tínhamos o Maverick para aquecer aquela tarde. O tempo lindo e ensolarado conseguiu ressaltar o brilho dos V8.

A noite uma bela massa também temperada apenas com aves totalmente licitas cujas tem permissão para serem cozinhadas.... hehehe.
Na noite DVD's como Mopar Nationals USA, Corrida contra o destino (o primeiro), Hot Rod, Roberto Carlos a 300km/h... por ai vai.
No outro dia acordamos cedo, solzão e o famoso céu de brigadeiro, sem nenhuma nuvem. A churrasqueira estava quase esfriando e enchemos ela novamente de carvão. Agora uma costela inteira ia por 3 a 4 horas no fogo.
Como bons gaúchos temos de comer também, na mesma quantidade em que os carros bebem !

Hora de voltar, hora de abastecer. Todos na faixa dos 4 km/l, somente o Gran Sedan que chegou nos 5,5km/l (até que enfim um DVF bom). Tudo certo com os carros, tudo certo com a gente, cansados da viagem mas de alma lavada por um belo final de semana com os carros na estrada!
Jamais deixem de fazer isso com seus carros, é pra isso que eles foram feitos, pra usar!!!

 Agradeço ao amigos Silvano Vacaro, Lucas Vacaro, Gabriel Vacaro, Gilmar Fabian, Jean Belan, Fabio Trentin, Henrique Trentin pela parceria no evento. Haverá próximos e os V8 estarão sempre prontos!


Seguem algumas fotos do evento:
Serra Gaúcha, fica mais bonita com um Gran Sedan assim em frente dela!
Amigos todos reunidos! Não tem dinheiro no mundo que pague!

A saída e a despedida da nossa central V8 praiana, prontos para voltar na próxima ...
Obrigado a todos,
Comentem!

Rodrigo "Pivas" Pulita

terça-feira, 24 de maio de 2011

Drag Week.... Street and strip forever !!!

O ciumes que devemos ter dos nossos amigos americanos. Hoje venho falar para todos os leitores do Blog Pivisitico sobre um evento único no mundo chamado Drag Week. Um evento que envolve tudo que venho falando a muito tempo no Blog, sobre carros que andam, correm e voltam para casa e aguardam o próximo dia para cruzar o asfalto.

Drag Week é um evento que ocorre em 5 pistas de arrancada durante 5 dias. Ganha quem tiver a menor média de tempo nestas 5 pistas. Um detalhe importante, as 5 pistas devem ser em 5 estados diferentes e se deve ir rodando até estas pistas de arrancada.  O importante então não fica sendo somente a aceleração na pista, a durabilidade dos carros conta e muito neste evento. As regras são bastante abertas, podendo o dono do carro fazer o que quiser com o carro, contando que o mesmo seja feito sem contar com traillers e nem carros de apoio, visto este ser um detalhe importante das regras. Somente o carro de arrancada vai rodando. O máximo que se pode ter é um reboque que serve para levar mantimentos, ferramentas e combustível (e este deve ir em grandes quantidades pelo que se percebe do nível dos carros).

A frase da chamada do evento traduz exatamente as ideias que ele sustenta: "Separating The Real Street Cars From The Phonies And The Real Men From The Quitters", ou seja, "Separando os verdadeiros carros de rua dos que parecem ser reais e os verdadeiros homens dos que desistem".

Pelas palavras da Revista Hot Rod o evento Drag Week não é tanto uma corrida, mas um jogo da morte e uma luta pela sobrevivência (lhes pergunto, será que é levado a sério por eles?!?). A revista também diz que Drag week é uma guerra entre a estrada e a máquina e o verdadeiro teste da ingenuidade, perseverança e coragem intestinal do homem. Resumindo, 1000 milhas obrigatórias na rota das 5 pistas de arrancada que fazem os finalistas serem respeitados e dignos em seu passeio. Chegar nas finais é símbolo de orgulho.


Falando do Drag Week 2010, o mesmo teve 112 participantes que passaram por Ohio, Indiana, Michigan, Pensilvânia e depois voltaram a Ohio em outra pista diferente da primeira.
Vale lembrar que o Drag week é um evento bem diferente do famoso Hot Rod Power Tour, pois este é destinado a carros antigos e hots que realmente só querem rodar. Drag Week é focado firmemente em desempenho e longevidade do equipamento. 

Como um evento que busca muitos participantes (diferente do que muitas vezes ocorre no Brasil), o Drag week tem categorias para todos os tipos de carros, desde aqueles que são considerados carros do dia a dia que viram tempo acima dos 10,8 segundos nos 402 mts até os Pro-Street e Pro-Modified. Em 2010 houve o caso de um Chevy Vega que cruzou os 402 metros em 18 segundos em Indiana e em Ohio na primeira passada Larry Larson que passou em 6,95 segundos nos 402 metros com seu Chevy Nova 
( http://www.youtube.com/watch?v=s0de47YVUsc ).



O importante do evento e que sempre vale ressaltar é a parceria dos competidores que buscar chegar até o final do evento. Os competidores tem a idéia de estarem competindo com seus conhecimentos, suas competências de fazer um carro chegar até o fim. Diferente do que muitos podem pensar, de acordo com os relatos dificilmente alguém chega até o final sem a ajuda de outros competidores, o que acaba promovendo um dos aspectos mais importantes, que é a amizade e a parceria. A idéia acaba se tornando bater as probabilidades de que um carro de corrida não possa fazer as 1000 milhas e não competir com alguém pelo melhor tempo. Uma das grandes idéias do Drag Week é que você pode até ter alguma quebra ou algum problema, e apesar de não poder levar um carro de apoio para lhe auxiliar, você jamais estará sozinho na beira da estrada. Quem vive até o fim do evento sempre acaba com uma bela história para contar e uma bela amizade a mais, e pra mim, Pivas, é isso que vale na vida!


Video Promocional do evento em 2010
http://www.youtube.com/watch?v=jME_4Q65GSY&


Bom, agora pra matar um pouco a curiosidade de todos estas são as regras do Drag Week:


Campeão do Drag Week 2007, alguns amigos amam esta foto!
In the road!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

201 mts ou 201 km?


O medo ainda da outra vez quando quebrou
o diferencial me fez ir de plataforma, próxima vamos andando
 Dia 13 de maio levei o dodge para o dinamómetro, não tanto para fazer acertos porém para ver qual a cavalaria o carro tem. Para minha surpresa resultados interessantes, 281 cvs na roda sem nitro, 355 cvs com os ditos 100 cvs de nitro. Enfim, tá bom demais pra minha bolinha né.
Dia 14 e 15 tinha arrancada em António Prado, um belo lugar para ver se todos os ditos cavalos estavam operantes mesmo. Vamos lá, gastar mais uma grana e botar ele na pista, ver se os números de potência se traduzem em números de tempo.
Já havia uma vez levado o carro para pista de António Prado para correr, tinha virado o tempo de 8,5 nos 201 metros... levando em consideração a preparação leve do motor gostei muito. Fiz alguns upgrades e estava disposto a baixar bem este tempo. Primeira tomada de tempo nos treinos com 0,400 de reação (sofrível) veio o tempo de 8,841. Um tempo legal, praticamente o mesmo que virarava antes, visto que este tempo somava a reação. Na segunda puxada 8,9... na terceira 8,8. O motor estava forte, não entendia o porque de não vir tempo bom.
No dia seguinte disposto a virar um bom tempo alinhei o carro, chamei no two step e agora vai. Devido a pista ser bastante plana (hehehe...) queimei a largada com o carro alinhado indo para trás. Mesmo assim acelerei e ganhei do Chevette que era meu concorrente na FLTT (chevettinho montado turbo). Nas demais arrancadas o tempo que veio foi de 9,4...9,7. O óbvio inclusive para o pessoal da arquibancada estava ocorrendo. Embreagem se foi e patinava muito. Aquele fedor de arroz queimado por baixo do carro. Enfim, vamos atrás deste upgrade.

No dia seguinte hora de sacudir a poeira. Banco concha dá lugar novamente ao original, pneus slick dão lugar aos radiais, garrafa de nitro fechada. Pronto, virou um carro de rua de novo!
Como já comentei aqui, não suportaria não poder andar com meu carro no dia seguinte a uma arrancada. Carro positivo e operante e pronto pra me levar aonde eu quiser ir. Troféuzinho na Batcaverna de segundo colocado na Força Livre Tração Traseira, o que pra mim infelizmente nada significou, porém quem sabe seja um símbolo de um carro de rua e pista que consegue realmente brincar nos dois lugares. O interessante foi o seguinte, único representante V8 no final de semana numa arrancada regional, num estado onde dizem ser referencia dos V8 no país! Uma pena mesmo....

Enfim, o dodge está de volta a ativa, manso quando quer, forte quando quer... pra mim este é o importante.
Dia 28 e 29 estamos com viagem programada, ele vai pegar a estrada rumo ao litoral, mais 400 km de ida e volta desta vez tranquilo me levando passear. Muito boa a sensação de estar prestes a pegar a estrada de novo com o carro.

Próxima arrancada que tiver verba vamos de embreagem nova e vamos ver do que é capaz este carro. Próximo encontro de antigos ou passeio também estaremos prontos se Deus quiser !

abraço a todos e seguem algumas fotos do Evento.
Agradecimento da foto ao amigo Diego da Digital Racing.
Agradecimento da foto ao amigo Diego da Digital Racing.
Alinhando... READY TO RACE!
E no final tudo acabou bem, hora de voltar pra casa e descansar...!
obrigado,
Rodrigo "Pivas" Pulita