Temos de começar tudo falando um pouco do idealizador deste carro. Assim como outra história sobre Ferraris e Lamborguinis que em breve posso fazer algum post temos detalhes muito similares.
John Zachary DeLorean nasceu em 6 de janeiro de 1925. Foi criado em Detroit, cidade que respira automóvel nos EUA. Se formou engenheiro mecânico, integrante de uma familia de classe média. Seu pai trabalhava na Ford como operário de fundição. John logo foi trabalhar para a Pontiac onde obteve muito sucesso e participou e trouxe a vida o famoso Pontiac GTO 1964. Após trabalhar e ser reconhecido por seu sucesso na Pontiac, DeLorean foi promovido a gerente geral da GM. Devido a ser um homem visionário logo seu trabalho foi reconhecido, levando muitas mudanças e melhorias a área de design. Em 1973 DeLorean foi promovido a vice-presidente geral da GM e teve a indicação para virar presidente da empresa. Após discutir muito com a administração da GM ele decidiu que o melhor mesmo era sair da GM e seguir seus instintos.
DeLorean era muito influente no mercado e por isso conseguiu muitos investidores que iriam apoiar seu projeto de fazer um carro de excelente acabamento, bom gosto, ótimo para dirigir e prático. Teve apoio de mais de 500 milhões de dólares para iniciar seu sonho. Contratou os melhores engenheiros e iniciou a construção de sua fábrica em Dunmurry, localidade próxima de Belfast na Irlanda do Norte.
Algumas das figuras histórias que marcaram o projeto foram Colin Chapman, da Lotus, que ajudou muito no desenvolvimento do carro e Giorgio Giugiaro que dispensa apresentações né. Para quem já viu na lateral de um Fiat Punto dos nossos brasileirinhos ou até para quem conhece uma BMW Nazca e por ai vai seu sucesso em seus designs. Este trabalhou em conjunto também com a ItalDesign.
A fábrica foi inalgurada em 1975, com o objetivo de apresentar o carro em 1978. Devido ao detalhismo de todos que trabalhavam no projeto o primeiro DeLorean DMC-12 foi apresentado ao mercado em 1981. O carro inicialmente tinha o número 12 pois iria custar 12.000 dólares, no final do projeto o carro acabou custando 28.000 dólares.
Visão Geral da fábrica da DeLorean |
O carro era muito completo para sua época, com ar condicionado, vidros verdes, volante com regulagem de altura, motor traseiro, portas asa de gaivota, vidro traseiro com persianas similar ao lamborguini miura, painel muito completo, espelhos elétricos, bancos em couro pretos ou cinza e o principal, carroceria de aço inoxidável.
Segundo John era um carro ético, feito para durar e ser usado, além de primar pela segurança de seus passageiros. Chassi era feito com um processo de moldagem de fibra de vidro e espuma de uretano saturado, o que rendia um chassi leve e forte. A carroceria feita toda em aço inoxidável que rendia vida longa (aproximadamente 8 vezes mais caro que aço estampado comum). Todos os paineis de aço inoxidável eram presos com parafusos facilitando a manutenção da carroceria. As portas asa de gaivota foram utilizadas, claro, por motivo de design, mas também para em caso de colisão para a melhor saida do veículo.
O motor é um caso a parte. Em uma tentativa foi usado o motor 4 cilindros da citroen, considerado depois muito fraco. Após esta tentativa foi definido o uso do motor V6 peugeot de 2850cc, com um cabeçote volvo, rendendo assim 145 cvs.
O motor V6 de 2850 rendendo 145cvs, nada mal para um carro 1981. |
As vendas de 1981 foram muito boas, porém em 1982 cairam muito o que praticamente quebrou DeLorean. Ele teve de procurar apoio financeiro porém sem muito sucesso em 1983 foi a falência após produzir 8600 unidades do DMC-12.
Após a falência da DeLorean Motor Company Ltd houveram muitas histórias mal contadas e esta é a parte que falei que poderia gerar um belo filme.
Seus sócios o abandonaram e então John puxou dinheiro do próprio bolso tentando reviver seu sonho. Por fim, investiu numa pesada importação de Cocaína da Colômbia para Irlanda. Foram 25 milhões de dólares de cocaína. Como não podia ser diferente deu tudo errado e ele foi preso em seguida. Ficou 10 dias preso em uma prisão em Los Angeles, chamada Casa de Vidro, cela 2 B4. Foi solto por falta de provas 10 dias depois.
O Fundador John DeLorean, morreu em 2002 e os direitos do nome e de produção da DMC foram vendidos pela família a dois empresários Norte-Americanos que voltaram a produzir o DMC-12 exatamente com o mesmo projeto clássico dos anos 80 sem alterações.
O anuncio que o DeLorean DMC-12 voltaria a ser fabricado agora nos Estados Unidos foi feito em 2008 e a produção foi iniciada em janeiro de 2009. Obviamente a notícia agradou os fãs de automóveis clássicos, e alcançou razoável sucesso com fãs da série De Volta para o Futuro.
Caso você leitor do Blog Pivistico deseje adquirir um pode entrar no site da fabricante e fazer seu pedido (http://www.delorean.com/)
No Brasil se sabe da existência de apenas dois DeLoreans, um em SP e um no RJ.
Espero que você agora assista os filmes e quando assistir lembre do Pivas aqui e faça outra viagem ao passado, lembrado do velho John, que tinha um sonho e fez de tudo para tornar o mesmo realidade.
Se quiser saber mais sobre a volta do DeLorean, este é um filme legal de assistir:
http://www.youtube.com/watch?v=9nQxs4RESms&feature=player_embedded