segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ayrton Senna, Simply the best!

Ontem dormi triste. Depois uma longa espera assisti o documentário relacionado a vida do nosso querido Ayrton Senna. (sim, longa espera, visto que em 12 de novembro a Paramount Pictures confirmou a estreia nacional do mesmo nos cinemas) Demorei muito até escrever algo sobre este herói nacional pelo motivo de necessitar uma inspiração maior para que pudesse ser feito um post digno deste grande ídolo.

Eu sou de 1983 e portanto tenho minha vida marcada pelas corridas de Fórmula 1 sentado perto aos pés de meu Vô e meu pai, assistindo Ayrton Senna sendo narrado por Galvão Bueno no domingo de manhã. Devo confessar que ter junto na mesma sala 3 gerações assistindo uma corrida era algo que me deixava no mínimo eufórico pois sempre foram poucos os interesses em comum dos 3. O cheiro do almoço quase pronto e a tensão no ar... lembro de tudo como se fosse ontem.
Nas corridas no Japão a aventura de uma criança era ainda maior. Nosso Senna era muito bom naquela pista e nada melhor do que ficar no pé da cama do meu pai e mãe tomando um nescau na madrugada enquanto se assistia a corrida.
E quando o Senna foi campeão pela terceira vez, saímos na rua para buzinar e comemorar, e não era futebol gente, era automobilismo!!! Vitórias dignas de um herói brasileiro que trazia esperança a todo um povo e nos fazia de alguma forma felizes por morar neste país.

O orgulho de ser BRASILEIRO !
Ontem enquanto assistia o filme e as lágrimas corriam pelo canto do olho não pude deixar de como bom observador olhar para as pessoas que também estavam no cinema revivendo em suas mentes algumas emoções como aquelas que eu passava com a minha família. Todos que foram ali para ver aquele filme com certeza teriam uma boa história para contar sobre sua vida junto ao Senna. Muitos que estavam ali, assim como eu, tentavam sem muito sucesso esconder a emoção de um torcedor do verdadeiro automobilismo com essência.

Um homem simples com apenas um objetivo, VENCER! E isso ele fazia bem e com estilo. Qualquer espaço onde coubesse meia frente de um carro de F1 era o lugar para uma ultrapassagem. Se a chuva estivesse caindo então estes lugares se multiplicavam. Um homem metódico que analisava cada detalhe do seu carro. Se via claramente que ele não estava feliz e nem tranquilo naquela williams, o carro era instável e visivelmente tinha problemas. A McLaren era mais seu chão apesar de não ser a top no ano anterior a sua morte devido a suspensão ativa.

Dentre algumas cenas que vale a pena lembrar do nosso Senna temos uma corrida na chuva no GP da Europa, circuito de Donington Park, em 1993. Eu tranquilamente já assisti esse cena no mínimo umas 500 vezes e antes de postar acabei assistindo mais algumas, acho que isso define nosso campeão.
http://www.youtube.com/watch?v=1BzSSfJ7Gpw
Alguém pode explicar o que ele fez? Sinceramente ninguém pode, mas isso sim é saber levar o carro ao limite.
A história toda da corrida que apareceu no Fantástico a noite, muito bom: http://www.youtube.com/watch?v=tnCFzhK14IE&feature=related


Outra corrida inesquecível é a de Interlagos em 1991. Ele queria mais do que tudo vencer no Brasil e logicamente conseguiu a Pole. Largou na frente e assim se manteve durante toda a corrida abrindo uma larga vantagem. Quase no final da corrida teve problemas na caixa, ficando apenas com a segunda e sexta marcha. Em todas as curvas ele tinha de reduzir de sexta para segunda. Em determinado momento ficou apenas com a sexta. Levou o carro para vitória dessa forma, tendo espasmos musculares. No podium mal conseguiu levantar o troféu, mas fez isso pelo povo. Se percebia que cada vitória era para glorificar um país inteiro.
http://www.youtube.com/watch?v=s6HLgJ96t9w

Outra cena que não poderia deixar de comentar e que marca sua carreira não é uma grande vitória e sim ele desistindo da corrida para socorrer outro piloto, na Bélgica em 1992.
http://www.youtube.com/watch?v=SvmDYB8nJc4

Muitos fatos acabam por engrandecer a presença deste herói brasileiro em nossas vidas, talvez até para quem não goste de automobilismo por suas atitudes como homem em busca de seus ideais e seus objetivos, sem nunca desistir, com metas claras e traçadas com fé. Ontem realmente sai triste do filme sobre o nosso Senna pois torci realmente para um final diferente apesar de saber onde tudo acabaria.
Em 1994, no dia primeiro de maio, ocorre a morte de nosso ídolo, na curva Tamburello, em Imola. Todos lembram daquele dia e eu particularmente engoli seco rever aquelas cenas. Daquele dia em diante muitos brasileiros como eu entraram de luto em relação a F1, deixando um pouco de lado o interesse no assunto.

O que posso dizer é que realmente quem não conhece e não viu a história deste grande piloto, ou quem viu mas tem aquele filho pequeno ou sobrinho, compre um dvd, um livro ou mesmo sente num computador e procure material sobre este grande piloto e mostre. Com certeza um exemplo de vida a ser seguido e uma bela história.

Sempre que assisto algo sobre nosso Senna fico com lágrimas nos olhos e não me envergonho disso, quem viu pela televisão as imagens ao vivo sabe o que eu falo, realmente, SIMPLY THE BEST
http://www.youtube.com/watch?v=XJzll39HljA

Mais um dia para comemorar um mito, pois Ayrton Senna da Silva jamais deixará nossos corações. A esperança de um Brasil melhor que ele passava para todos na época ainda não morreu, assim como a imagem de Ayrton que se faz presente cada dia mais na mídia mundial, como um grande piloto e um grande homem.


Aonde estiver Ayrton, nosso muito obrigado por tudo.

Rodrigo "Pivas" Pulita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esse assunto que escrevi, ela é muito importante mesmo!