O Autódromo de Nürburgring é um circuito na cidade de Nürburg na Alemanha, também fica próximo as cidades de Colônia e Frankfurt. Uma pista criada para ser utilizada para teste de carros e motos de marcas alemãs, para servir de palco para grandes eventos e também para o uso da população, que hoje pode apenas pagar o ingresso e ir correr com seu carro de rua.
Como um bom circuito feito por alemães Nürburgring tem um traçado famoso por contar com todo o tipo de curva, reta, descidas e subidas, fazendo com que o piloto e seu equipamento sejam levados a todo o tipo de situação, não é uma pista para brincar. Para se correr forte em Nürburgring é necessário ter as bases de pilotagem esportiva.
A pista de Nürburgring é uma pista que traz uma tradição incontestável e absoluta. Já foi a sede anual do Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1 até 2007. A mesma foi inaugurado em 1927, e o traçado original da pista tinha aproximadamente 28km, porém posteriormente foi feito um novo traçado de 22km de extensão e era utilizado pela Fórmula 1 na década de 1960. Atualmente é utilizado outro traçado de 5,148km, porém o traçado de 22km ainda permanece, servindo apenas para os conhecidos "Track days" (já conhecidos por nós brasileiros em alguns autódromos), um dia em que as pessoas podem ir ao autodrómo e acelerar a vontade com seus carros,e para corridas de longa duração.
Nos 80 últimos anos, todos os tipos de eventos tiveram Nurburgring como palco, de corridas locais de menor expressão até corridas do automobilismo top mundial. Antes da Segunda Guerra Mundial, as primeiras corridas de Grandes Prêmios de motos e de automóveis na Alemanha foram realizadas ali. E durante o período pós-guerra, a pista recebeu corridas de F1 e do mundial de motos, bem como corridas de endurance, como as famosas 1000 km de Nurburgring e os seus maravilhosos protótipos.
Hoje em dia o anel norte da pista de Nürburgring ainda é usado para algumas competições. As 24 Horas de Nurburgring são o evento principal do ano, para carros de GT e de turismo. Outros eventos são o Eifel Klassik, uma grande corrida de carros históricos e algumas corridas nacionais também. Ultimamente está sendo usada como pista para desenvolvimento e testes de carros superesportivos, como o Nissan GT-R e o Jota, lançamento da Lamborghini.
Uma das grandes pilotagens que já vi relacionada a pista de Nürburgring não é de nenhum super ultra carro, não é de um F1 e muito menos de um Dodge Dart (hehehe), mas é relacionada a um carro que considero ser feito para bandidagem e um piloto que sabe muito bem o que está fazendo. Um porsche RUF! Seguem os links dos vídeos no youtube, vale a pena: http://www.youtube.com/watch?v=VqZO-xURLqc&feature=related
Como tem dito no comentário do vídeo: "This porsche tried to kill the driver so many times in this video, but the driver was always one step ahead."
O porsche tentou matar o piloto muitas vezes neste vídeo, mas o piloto estava sempre um passo a frente.
Como dica fica o site http://www.rent4ring.de/" cujo presta um serviço de aluguel de carros para que se possa andar na pista e conhecer bem o que estou falando neste post.
Seguem algumas fotinhos que gostei em minha pesquisa sobre Nürburgring.
Obrigado pela visita carissimos leitores.
Rodrigo "Pivas" Pulita
Um post bem interessante Pivas, certamente falando de um grande traçado do automobilismo mundial. Minha pista preferida no Gran Turismo, dava minha vida pra segurar meu E190 2.5 16v (igual à do ídolo Ayrton Senna) na pista no time attack. Cheia de desníveis, o carro perdia tração em muitos lugares... muito divertido! ehhhe
ResponderExcluirLegal mesmo, espero que qualquer pessoa apaixonada por automobilistmo tenha um dia chance de conhecer esse lugar. Inclusive eu!!!
Abraço
GiovanniF