segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Gosto estranho? Naftalina? Eu gosto mesmo é de coisa velha, fazer o que?

       Fico muitas vezes me perguntado o que há com a sociedade hoje em dia que está começando a dar valor grande a coisas antigas. Sou da época que meu vô tinha um Dodge Magnum (histórias dele) e que não tinha jeito de vender, acabou entregando num ferro velho a preço de banana. Ouvimos muitas histórias sobre entregarem chargers perfeitos no ferro velho aqui da cidade pois estava com o chicote elétrico queimado. Enfim, mil histórias sobre isso a gente escuta hoje. Claro, tem a tal crise do petróleo, mas eu penso numa época muito mais recente, lá no ano 2000 onde um V8 bom era comprado a 3 mil reais tranquilamente. Um dodge, um maverick, landau, era tudo barato. Hoje em dia a valorização do antigo virou uma exponencial, e não falo só de carros, falo de tudo que algum dia foi da moda, hoje está tudo voltando a tona. Musicas sendo regravadas, roupas voltando a moda, até o antigo óculos Rayban naquele estilo vigilante rodoviário voltou.
      Voltando ao que interessa até as marcas de carro americanas aderiram a isso, Challenger, Charger, Mustang, Camaro, todos muito parecidos com os clássicos antigos que marcaram época. E marcaram uma boa época, época de muita liberdade, de não se preocupar com diversas questões do mundo atual.
        Minha teoria é muito simples e nela me baseio inclusive para fundamentar meus gostos pessoais. Como era bom....! Esse sempre é o começo do pensamento quando reflito sobre essa questão. Como era bom ir na casa do meu vô no domingo pela manhã e assistir a F1 com o Ayrton Senna, depois pegavamos o Landau do meu tio e saiamos dar uma volta. Lavar o fusca do vô de tarde e talvez até ir dar uma volta no GOL GT 1.8 zeeeero do meu pai. Como era bom e como valem essas coisas hoje. Buscamos pelo tempo bom que foi e gostariamos que ainda estivesse aqui. Aquele tempo em que existia mais fartura e menos stress. O simples era muitissimo bom e nos chegava...! Hoje tudo é complicado, sintético e sem graça, antigamente tudo parecia uma aventura. Quando eu era pequeno dar uma volta de Landau era a melhor coisa que meu tio poderia me oferecer! Hoje me sinto muito bem em reviver aquelas aventuras dando uma boa viajada de Dodge e esquecendo o presente, fazendo uma volta ao passado e lembrando dos tempos bons em que a familia se reunia ao lado de um carro recém comprado (era um evento digno de feriado nacional!).


Venho com este texto talvez convidar você leitor a pensar no passado, pensar no seu vô que possivelmente era louco por carro como nós e ouvir as histórias do passado. Relembrar e valorizar o passado. Depois disso pegue seu carro velho e faça o presente digno de se contar a seus netos.

Ilustro meu pensamento com imagens de uma viagem ao litoral com alguns amigos e carros antigos e com mais algumas imagens que pra mim representam o passado ideal. Claro, como rato de oficina coloquei fotos de uma oficina antiga, papo talvez de outras histórias que eu possa vir a escrever.

Obrigado aos leitores.

Rota do Sol, alguns amigos e 3 antigos... em 2009
Talvez antigamente teriamos passado por alguma cena assim...
Este opala em homenagem ao amigo Evandro Potier,como diria o mesmo isso ai com uma Boina, um pente de osso no bolso da camisa bem engomada, um plaza no canto da boca, 3 weber e a metranca roncando só nos tocos do escape.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esse assunto que escrevi, ela é muito importante mesmo!