terça-feira, 3 de agosto de 2010

Street racing ou drag racing?

Hoje acompanho diversos projetos de carros preparados de amigos e aprendo muito com todos. Vejo que muitas vezes a falta de foco ou a nossa lokura por ter combustivel nas veias acaba por nos fazer perder muito dinheiro e demorar muito em projetos de carros que poderiam ser mais simples se tratados com mais planejamento.

Eu mesmo já cometi um grave erro uma vez que resolvi andar com um carro turbo de arrancada na rua, no fim eu não tinha dinheiro para ser competitivo na arrancada e também não tinha para manter um canhão de rua. Enfim, perdi muito com isso, me stressei e no fim até desisti da brincadeira. Mas como dizem, o Homem lá de cima escreve reto por linhas tortas. Hoje creio ter chego num objetivo meu, ter um carro viável de rua com motor relativamente forte para o uso e confiável para encarar uma pequena viagem ou quem sabe algum acelera que apareça em uma eventualidade. Drag racer ou street racer? Eu sou Street !

Carro parado dentro de garagem não é comigo, gosto de usar e abusar, andar no trânsito da cidade e mostrar que meu carro não é um enfeite, ele é feito pra andar, pra acelerar, voltar pra casa são e salvo. Tentações é claro que existem... aaah aquele kit blower.... nitro, muito nitro.... sim, tudo isso nos deixa tentados a andar com muuuitos hps na rua mesmo, ou tentar umas provas de arrancada, mas no fim o carro de rua fica ruim e o carro de pista fica mediano ou ruim também. Jamais recordo de ter visto um carro bom nos dois mundos que consiga realmente ser utilizado de acordo com a normalidade.

O inverso ocorre da mesma forma e creio que esta foi a vez que me perdi nos pensamentos. Meu carro de rua era muito forte, andei por 2 anos indo trabalhar e na noite o bixo pegava. O carro andava na frente de muita gente na rua, mas e na pista? Não, a pista é terra de comando áspero, de lob center baixo, de muito nitro, muita pressão, muita taxa, como diria meu vô, ESSE CARRO TEM COMANDO BICUDO NÉ? hehehe! E ai na pista o coitado do carro era um ranho, ai o que se faz pra melhorar, força além do limite e o resultado muitas vezes são as peças internas no motor externalizarem sua vontade de sair do bloco... hehehe

O que vejo muito acontecendo por ai é que a geração Velozes e Furiosos fala de 1000 cvs num carro de rua como se fosse uma coisa simples. Um motor AP turbo de 500 cvs é normal, um 6 cilindros de 700, um V8 de 1000??? Primeira pergunta pra quem acha isso normal, você já acelerou um carro de 500 cvs? Um preparado, não uma ferrari ou um porsche que até podem ser utilizados, mas nem esses acabam sendo utilizados na rua, viram bibelos de garagem também. Um carro de 500 cvs na rua anda na frente de 99,9% de todos os carros que trafegam na rua num raio de 1000 km (hehehe, estátistica totalmente inventada, porém o que vale é a idéia). Da mesma forma que um carro de rua de 250, 300 cvs leva uma bucha tão grande na pista que dá pena do coitado. Solução para tudo isso? Projeto! Pesquisa! Fale com o preparador, troque idéia com quem tem algo assim e se possível até ande de carona com um amigo com um carro preparado assim, de pista e de rua.

Ouço muito papo depois que decidi nitrar o dodge.
-Cara, porque você não coloca 200 cvs de nitro?
Alguém aqui imagina o que são 200 cvs na cabeça de um pistão cast? hehehe, e ligar 100 cvs num botão na rua.... complicado né. De novo, a geração velozes e furisos vibra quando o tal Brian Spilner injeta o gás do riso e os ponteiros torcem e o assoalho do lado do carona resolve soltar na pista (essa ainda nunca entendi, malditos cineastas que não sabem bosta nenhuma!).

Infelizmente carro de rua tem que ser mais fraco para conseguir ser usado, carro de pista tem que ser mais forte, mas fica refém dos eventos de pista uma vez ao mês. Vale definir o que você quer...! O importante é definir uma vez e manter a idéia, a troca de idéia custa caro, claro, se você não se preocupa com isso ai quem sou eu pra falar algo, aliás, eu sou um mero rato de oficina atrás de um teclado. hehehe


Biela do meu antigo GOL S, um pouco de pressão e RPM a mais do que o indicado pela VW.

Dois amigos, Marcelo Bolzan com o Santana Turbo de rua que era o demônio na rua com praticamente um motor de TURBO A feito para rua claro, e Opala do Douglas, um STT na época com 3 weber 40 e comando 300 e tra lá lá. Mostra bem o que falei acima.
abraço a todos,
Rodrigo "Pivas"Pulita

3 comentários:

  1. Muito bom, Pivístico...
    gostei da fotinha do laranjex... Agradecido!!

    Joglen

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  2. Porra Pivas... Parabéns. Vc foi certeiro nas palavras... Hoje mais maduro, consegue perceber a diferença entre tocas os peladus e andar na frente. Isso é vivência e nunca tirará isso dde vc. Como apreendeu? Tomando os tombos da vida.. Cair e lavantar. Sempre. Abraço e parabéns. Montoya/SP

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  3. Cara, MUITO bom ...
    Parabens pelo que tu vem escrevendo !!!!

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