sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ed Roth, pai do Kustom Kulture

Voltando a cena de escrever sobre o que creio que nossos leitores gostem hoje tirei o dia para escrever sobre um grande idolo. Alguns conhecem, outros não e muitos provávelmente após ler o que escrevo vão procurar saber mais sobre esta figura inusitada.

Ed "Bid Daddy" Roth nasceu em Beverly Hills em 4 de março de 1932. Era de origem alemã mas aprendeu a falar inglês enquanto estudava numa escola nos EUA. Seu pai como a maioria dos nossos queria ele fora de encrenca e portanto dava para ele e seus irmãos algumas ferramentas para, como todo bom americano, trabalhar na garagem. Ed sempre foi muito bom em desenho e portanto naturamente começou a construir coisas que desenhava.

Ed comprou seu primeiro carro em 1946, logo após acabar a segunda guerra mundial, um Ford 1933 coupe. Ed assim como eu (Pivas) fez a tal da engenharia. Da mesma forma gostou dos estudos mas quando viu que não ia aprender nada sobre carros largou de mão.

Em 1951 se junto a Força Aérea americana onde aprendeu a desenhar mapas.
Em 1955 Ed já estava casado e já tinha 5 filhos, todos homens e ai teve que ir trabalhar numa loja de departamento. Depois do trabalho começou a fazer os famosos pin striping em alguns carros.

Em 1958 Ed começou realmente a trabalhar só com carros e usando um ferro velho e um maravilhoso novo produto chamado fibra de vidro começou a criar seus HOT RODS. O primeiro carro foi chamado de Little Jewel (pequena jóia) e logo após o famoso Outlaw (fora da lei). O Outlaw mostrou ao mundo que tudo que se precisava para construir um carro era criatividade, um motor e algum conhecimento em mecânica. Nesta hora levo esse cara como um grande idolo que incentivou muita gente a fazer o que hoje alguns leitores do blog fazem em suas casas, modificar seus carros sozinhos com suas próprias ferramentas.

The Outlaw by Ed Roth, um dos primeiros hots criados por ele feitos em fibra de vidro, na época um material revolucionário.

Após estes Ed criou o "Beatnik Bandit", o "Mysterion", o "Rotar" e muitos outros carros.
Uma curiosidade sobre o Beatnik Bandit é que o carro era coberto por uma bolha e era operado apenas por uma alavanca no centro do carro, para fazer curvas, acelerar e freiar.

Beatnik Bandit





Ed na época viu o sucesso que a Disney tinha com o tal Mickey Mouse e acabou por pensar neste sucesso e como seria o pai do Mickey. Pegou um guardanapo e logo criou um de seus maiores personagens e base de seu grande sucesso, o Rat Fink.  O homem era um gênio em fazer carros mas este rato foi o que acabou lhe trazendo fama em 1963. Haviam muitos clubes de carros nesta época nos EUA e o padrão sempre era usar calças jeans e uma camisa branca. Ed começou a fazer muitos personagens monstruosos e colocar nestas camisas. Resultado é que ficou famoso por todo os EUA com seus desenhos. Estes acabaram por virar uma industria para Roth, ele desenhava e as camisetas eram vendidas para toda parte, na época nos EUA, hoje para o mundo inteiro.




Na época Ed ficou tão famoso que a Revell acabou por produzir algumas miniaturas para montar de seu carro Beatnik Bandit e outros.


Infelizmente Roth morreu em 4 de abril de 2001, porém nos deixou muita história para contar.
Hoje em dia nos EUA existe o encontro Rat Fink Reunion que reune muitos fãs de Roth. Todos o respeitam muito pela sua forma de pensar, pelo grande artista que era desenhando, construindo carros e com seus famosos pin stripin, fora ser uma figura com seu ar meio louco e revolucionário. Ed Roth, o Bid Daddy é um dos caras que nos inspira a gostar de HOT RODS, palavras minhas após pesquisar sobre a vida deste homem.



Ed e Rat Fink, adorados por muitos ainda nos dias de hoje!

Ed "Bid Daddy" Roth, um homem pra lá de Pivistico!
Espero que tenham gostado do post,

Rodrigo "Pivas"Pulita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre esse assunto que escrevi, ela é muito importante mesmo!