quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Placa preta? porque eu acho que ela não vale nada!


Não me leve a mal antigomobilista com sua placa escrita em letras brancas e fundo preto, admiro em si sua boa vontade em ir atrás deste tão sonhado (para alguns!!!) troféu da originalidade.

Não sei se é porque ando com meu dodge da mesma forma que se ele fosse um carro comum? Talvez... vezes pela chuva, alguma estrada de chão, outra até com buracos, as vezes sujo, as vezes reluzente... enfim, meu carro não é digno da tal placa preta, e ele não quer mesmo. Ele quer a liberdade de poder ser diferente, customizado, a cara do dono, sabem como é, talvez os Darts originais tenham pneus muito finos e motores relativamente fracos... claro, bunda e opinião cada um tem a sua! Admiro muito carros com placa preta, não me levem a mal mesmo, adoraria um adorno destes em minha garagem, mas fica a pergunta, teria eu vontade de sair com um carro perfeito, lindissimo, impecabilissimo???

A placa preta acaba por exigir isso, um dono que mantenha todas as caracteristicas originais, andando com pneus diagonais muitas vezes, não podendo ter um motor muito diferente, mesma altura do original, tons de cor de acordo, bancos impecáveis e originais, radio que pega a estação CHIO DO MOTOR em OM (este o dodge tem, liga o radio, acelera e ouve o motor com um XXXXxxxXXXxxxxXxxXxxx!).

Sofri deste mal quando fiz o motor do Dart, pintei o cofre, detalhes cromados, coisinha mais linda de ver.... ficou pronto, okey, vamos acelerar !!! Após 2 dias o motor não tinha mais aquele brilho todo de quando adentrou a cavidade dodgistica. OK2, vamos limpar tudo. Após umas 3 horas e alguns arranhões nas mãos estava lindo de novo. Uma volta de novo e voltou a ficar sujo. Poxa, vou andar e deu! hehehe....

Meu motor limpinho depois de montado.



Sempre gostei do meu carrinho limpo mas fiquei pensando, será que se ele fosse lindo por cima, por baixo e pelos lados, interior perfeito, tudo impecável, será que eu iria me divertir com esse carro ou iria ter ele como uma joia e teria dó de andar? No fim não adianta, meu antigo é para andar e garanto a todos, se fosse mais economico era carro pro dia a dia certamente.





No sábado bandido estava conversando com alguém sobre a tal placa preta. Chegamos a conclusão de sempre, um veiculo assim jamais poderia estar ali. Um veiculo destes deve preservar a história do automóvel nacional e internacional. Deve manter as caracteristicas para que no futuro se possa saber como eram feitas as coisas (todo aquele bla bla blá) ... .... ... Pois bem, deixa eu mostrar para meus filhos e netos como se faz um belo Burnout! Bom crianças, sobe bem o giro do motor, solta a embreagem e já gruda com o mesmo pé de leve no freio, o motor tem mais força que o freio traseiro e o freio dianteiro se for a disco guenta legal.... hehehe, ok, ai espera levantar a fumaça e dar uma bela derretida, vai soltando devagarinho o freio e começa a fazer uma marca de uns bons metros! Pronto, ai está a minha história! hehehe Placa preta para mim pois sou originalmente assim!!!

Minha placa preta!

Sou adepto do Street Hot, carro feito pra andar bem na rua, freios bons (sim, dodge com disco nas 4 rodas), suspensão boa, motor forte, roda larga com pneu de escrita branca, uma manopla HURST e uma alavanca de marchas do tamanho de uma vara de pescar. Muito simples, com muita atitude e pra mim é isso que vale. Pra muitos que tem carro assim e elogiam esta é nossa placa preta! Ela simboliza a liberdade que nossos carros nos dão para poder fazer o que bem entendemos, quando queremos, como queremos, com os critérios que nós temos. Lógico, a fábrica fez um bom trabalho nos dando a base, mas somos HOT RODDERS, STREET RODDERS..... todos queremos aquele detalhe que vimos num Hot americano, numa foto de revista antiga ou navegando por algum blog de algum doente como eu. Felizmente pra mim essa cultura está crescendo no Brasil, não somos mais ignorantes nessa área. Isso está se difundindo pelo mundo e ganhando muito espaço. Me alegrei quando vi um Dart verde fosco adentrar no Sábado Bandido... depois uma Ford F100 preta com rodas vermelhas, o Landau prata do Felipe com a pintura surrada, pneuzão e motor nervoso! Sim, eu estava no meio de Brazilian Hot Rodders, um lugar de liberdade de expressão total!
Landau Hot, baixo, pintura surrada, pneu largo, motor forte, escape aberto.... sistema correto!

Gosto de antigos, gosto de apreciar aquele belo Charger 75 placa preta de cor laranja, mas da mesma forma vejo que sou renegado naquele encontro de antigos em que tem aquele tiozinho placa preta antigomobilista dono da DKW Vemaguetti torcendo o nariz para minhas caixas de roda traseiras alargadas, achando aquilo tudo um crime. 
Saida estratégica do Encontro dos Antigos de Caixas do Sul, lá no fundo uma densa neblina!
Podemos sim coexistir pacificamente, porém amigos, não me peçam para sair do encontro sem deixar minha assinatura negra com duas marcas condizentes com a medida dos meus pneus traseiros.
Eu sou livre, não passo por vistorias anuais e não estou preso a mesma coisa sempre. Sou discipulo de Ed Roth e do Rat Fink, não sou Mickey Mouser, escravos do padrão criado pelas grandes industrias (como diria o Big Daddy Roth!). Aproveite a sua própria história, seja um "dono de carro placa preta", um dono fiel a suas origens e aos seus próprios gostos, no final, eles contarão sua história!

Você define suas regras, pretas ou coloridas....




Everything is about the ride ... ride on!

Rodrigo "Pivas" Pulita


10 comentários:

  1. Ba. Show de bola o que tu escreveu a respeito da placa preta. É a mais pura das verdades!

    ResponderExcluir
  2. Sem puxação de saco, mas concordo com tudo que falaste sobre a placa preta! Muito legal, mas não pra mim!!!

    Abração...

    ResponderExcluir
  3. Placa preta combina com cavalete... belo pra guardar !

    beto_jundiai

    ResponderExcluir
  4. Eu já discordo da judiação que vocês fazem com os carros. Gosto muito de carro para moer ele desta forma, como vocês fazem. Quando vi o programa na TV, troquei de canal, especialmente na hora que o Corá entrou num Galaxie e ficou proferindo suas tradicionais pérolas. Porém, me deu pena do carro de tanta violência que o cara aplicava na embreagem, motor com giro la em cima o tempo todo, shift light acesa por quase 15 minutos.

    Vale a pena???

    Me desculpem essa opinião, CERTAMENTE divergente da de vocês todos, que cultuam essa liberdade de expressão através de um burnout, mas vejo muitos não deixando as pessoas sequer encostar no vidro dos seus carros quando estão em encontros, e estão ali no Sábado Bandido simplesmente moendo seus carros.

    Claro, são seus, fazem o que querem, ainda mais com a anuência das autoridades e a cessão de um espaço próprio para isso, com toda a segurança (sic!). Mas não posso deixar de manifestar minha opinião.

    Será que realmente um burnout tem a ver com técnica, com potência, etc? Um carro lixando pneu, moendo embreagem, trepidando além da conta, forçando todos os seus sistemas, para gerar um show para o público.

    Isso me lembra aqueles shows trash, que tinham Chevettes velhos e Opalas podres, girando sem parar para o delírio do público. Pão e circo ao pobre e ignorante povo brasileiro.

    Sinto muito, mas toda essa situação me soa dúbia, bipolar e incoerente. O mesmo dono do antigo que está lá polindo o logotipo num encontro, estará lá, arrancando pedaços de pneu derretido dos parachoques traseiros. Isso tudo às custas de um sistema mecânico raro e que posteriormente pode levar a gastos estratosféricos.

    Minha opinião. Repito, certamente divergente do público deste Blog.

    ResponderExcluir
  5. Acho importante que os 'loucos' estejam sempre presentes nos eventos. Blz, é judiar do veículo Ok! Mas... que graça tem todo aquele poder de fogo abaixo do caput se não podemos extravasá-lo, ao menos 1 vez a cada 2 anos num show pão-e-circo??? Diga-me Sr Anonimo, que graça teria um encontro de carros antigos sem o "Landau prata Hot de flores (da cunha)" ou um dodge borbulhante com caixas de rodas alargadas??? Tell me that!!! Deixo a placa preta e o cuidado para meu pai, com seu landau hidramático de tiozinho e seu 147 falta-ano-pra-placa-preta. Meu 147 é nervoso (aqui isso soa como uma piada), meu landau ainda não funciona... mas pode crer... a inspiração vem direto dos carros do SB. Talvez, pense nisso, quando eu tiver meus 50 e poucos anos... comece a ficar velho demais para um burnout e mude minha opinião.. mas até lá amigo... tem muita borracha pra derreter. abraço a todos e PARABÉNS pelo post/blog
    GiovanniF.

    ResponderExcluir
  6. ...essa é a idéia, descobri que sou bipolar!!!hahahha!! Perfeito, pois gasto meu carro passando cera, dou com os dois pés para derreter os pneus e taco um tapa nos beiço se por a mão no vidro! Meus carros são de ultimo dono, e são obrigados a se acabar antes do que eu, senão acaba como a maioria dos colecionadores, morrem e a familia já negocia o carro no velório!!

    ResponderExcluir
  7. NOTEM MEUS CAROS, QUE O UNICO CARA CONTRA FOI UM QUE NÃO ASSINOU O NOME, O QUE PROVA QUE TEM MEDO DE UMA BOA DISCUÇÃO. AQUI NÃO É ESPAÇO PRA DIZER "EU ESTOU 100% CERTO".É APENAS OPINIÃO E TUDO É VALIDO. COMO DISSE, NÃO GOSTOU TROCA DE CANAL. A QUESTÃO É, NOSSOS CARROS NÃO SÃO SÓ PRA ISSO, CORREMOS NA ARRANCADA TAMBÉM, VIAJAMOS, USAMOS, O CARRO NOS SERVE E NÓS SERVIMOS OS CARROS. ENFEITES MINHA MÃE TEM NA MESA DA SALA, COISA PRA USAR EU TENHO NA GARAGEM!!!

    ResponderExcluir
  8. Anonimo das 12:12.

    Tenho um carro que não é tão antigo, mas é um objeto de carinho para mim. Acho que temos que usar os carros de forma consciente. Nunca faria um "borrachão" com meu Passat VR6, porque acho que simplesmente ele não foi designado para isso.

    Agora, o aproveitamento dos caras com seus V8 e L6 numa arena, não vejo problema. É o modo de se divertir que encontram. A não ser que fosse na rua, aí eu já acho que não condiria, apesar de já ter até acompanhado isso na rua, e digo que é... qual a palavra... BANDIDO!!!!

    Sou da opinião simplesmente que cada um tem uma opinião, e devemos respeitá-la. Ninguém vai ver Fusca fazendo burnout, mas entendo que não deva haver represálias ou maus entendidos se um colecionador de Fusca entrar aqui e ficar horrorizado, e decidir manter seu jeito de cuidar do seu Fusquinha (exemplo).

    Tem quem cuide do seu carrinho antigo como filho, com aquele zelo que não quer que ninguém bote a mão, que dirige com carinho e fica com ciúmes quando alguém quer dirigir. Não há nada de errado nisso. Ao que cada um tenha seu modo de ver as coisas.

    É isso que eu penso. Nem 8, nem 80. E um bravo para quem emite opiniões. Sempre vai haver quem concorda e quem não concorda. Como lidamos com isso é que pode nos fazer grandes seres humanos.

    GUSTAVO PULITA

    ResponderExcluir
  9. Algumas coisas foram idealizadas para o extremo. Aviões de guerra, cavalos de corrida, carros de performance...

    Assim como é uma sacanagem ter um border collie num apartamento, como seria uma heresia transportar passageiros com um B52 é também um desperdício um carro esportivo que ainda pode ser usado, guardado como uma peça de museu, função para a qual ELE NÃO NASCEU.

    Cada um certamente faz o que quer com suas coisas, mas esse lance da placa preta as vezes torra mesmo o saco, principalmente quando são comentários que vem com julgamentos embutidos e que não foram solicitados.

    Se a fábrica não quisesse ver um Dart ou um Charger derretendo pneu, fazendo fumaça e a alegria das crianças não teria enfiado um motor V8 lá no cofre.

    E falando em crianças, o que é mais legal? Um carro que que o dono almeja fazer os adultos que estão por perto se comportarem como crianças, ou um carro que o dono exige que as crianças que estão perto dele se comportem como adultos?

    Mas novamente... Cada um pode ser tão chato quanto achas certo!!!

    A propósito: Publiquei uma chamada pra esse texto no 1320 e vou colocar o blog na minha lista.

    Abração a todos que antes de um carro antigo tem um carro VENENO!

    ResponderExcluir
  10. Cara, passei aqui só pra dizer que esse texto eu considerei uma verdade libertadora!

    Carro é pra ser usado. Antigo ou novo, é pra se aproveitar o que ele tem de melhor a oferecer. Seja uma potência absurda, um conforto de carro grande ou um espaço interno, sempre vale a pena.

    Eu ainda não tenho um antigo, mas quando o tiver, vou querer usar ele sim, por que não? E vou fazer parte do time que não liga pra placa preta. Eu quero é curtir meu carro antigo, e não deixar ele empoeirando na garagem, pra sair com medo de cair um cocô de pombo no vidro.

    Só acho uma pena o Brasil ter tanta dificuldade com mecanica v6 e v8.

    Parabéns pelo texto!

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre esse assunto que escrevi, ela é muito importante mesmo!