quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carburador X Injeção Eletrônica na minha visão



Meus amigos, primeiramente tenho mesmo é de me desculpar por ter parado algum tempo de escrever no Blog, sabem como é trabalho acaba tomando muito meu tempo.

Para botar todos a par dos assuntos, estou fazendo algumas modificações no Dodge. Sabe aqueles posts que eu dizia que o certo era ter um carro misto de rua e pista, pois é... a cabeça vai mudando e não sei o que o futuro dirá sobre a "usabilidade" do carro na rua. Vou explicar porque, para então chegarmos no tópico do post.

Sabem que como o bom interneteiro e rato de oficina tenho uma coleção de fotos de V8 de todos os tipos e nessas idas e vindas se vê muitos carros com blower. Em paralelo a isso um belo dia vou na oficina de um conhecido e vejo uma funeraria Galaxie com um blower 4:71. Uma adaptação relativamente simples que acabou fazendo brilhar meus olhos. Nisso o dono dela me diz: - eu tenho um blower 6:71 pra vender, quer?.... ué, quero!





Nisso começou um barulho de ferramenta batendo na mente, onde as idéias acabam por se confundir e a foto de um Dart blower acaba me deixando confuso. Volto ao meu arquivo de fotos e vejo tudo sobre blower. Realmente não tem o que dizer, creio ser o ultimate bandidagem para andar na rua. Pensa pra cá, pensa pra lá, Ok, e se aquele meu velho projeto de um motor stroker 390 polegadas virasse um stroker blower.... é, talvez fique um pouco mais forte, mas o que seria de um Muscle Car sem exageros. Algumas correções simples de rota como troca dos pistões por uns de menos taxa, troca do virabrequim por um forjado e troca do comando foram facilmente feitas. O blower sendo revisado e tudo mais...  acho que 2012 nos reservará muitos cvs em baixo do capo.... ou melhor, saindo pra fora do capo também.

Nas idas e vindas do novo projeto em minha mente cheguei a um empasse mental e iniciamos de vez nosso tópico... Carburador ou Injeção?

Hoje na era da tecnologia a injeção eletronica toma conta de muitos projetos de carros antigos em minha volta. Opalas TO com corpos de borboleta, bicos de alta impedância, roda fônica, diversas bobinas.... vixi, muita coisa pra minha cabeça. Entendo, compreendo, mas olho e não gosto do que vejo. Alguma coisa não está certa! A sonda está OK, uma tela de cristal liquido presa num painel de carro pré anos 90 indica o percentual das borboletas abertas, o valor do ponto e temperatura da água enquanto mostra a sonda wide indicando uma mistura mais que perfeita. Mas ainda assim algo mexe comigo. Vejo que um carro antigo tem que ter um sistema certo e pra mim ele tem que ser mecânico.



Não amigos, eu não sou hipócrita, entendo o básico da preparação e de performance, mas será que quem entende somente disso consegue entender meu lado? Vou pro lado dos VW AP, dos 6 cilindros de opala e até mesmo um 302 da ford para dar mais exemplos.... alguém já viu um Ap turbo de weber com uma tampa de pressurização LARUS TURBO... ou um Opala de comando de 300 e todos os graus possiveis com aquele lob center baixinho com 3 weber 44 deitadas, que quando desliga gospe metanol pelas cornetas. Um maverick com 4 weber 48 naquele bloco pequeno com um emaranhado de cornetas e acionamentos. Sinceramente pra mim estas são cenas impagáveis. Isso quer dizer que carburador é melhor? pior?... não sei!

Muitas vezes falo aqui na empresa para nossa equipe quando tento vender meus produtos, qualidade é o que o cliente quer, mas o conceito qualidade está em cada cliente. Mesma coisa vejo neste assunto. Adoro um carro forte e potente, mas tenho aquela veia de nostalgia no meu coração e portanto em cima de um bom blower, bem polido pra mim não vejo outra opção a não ser dois Holleys beeeem brilhosos. De preferência eles devem estar fedendo a gasolina podium e dando aquela empurradinha a mais quando abrem o segundo estágio.
Uma obra de engenharia e também uma obra de arte!

Aqueles carburadores que em cima de um blower parecem um monumento ao carburador, e vem seguidos de um também muito discreto scoop naquela altura de cruzar quase por cima do teto do carro. Me perdoem por não gostar de chamar a atenção, mas creio que muscle car tem essa essência também.

Aos que leram e acompanharam a idéia talvez entendam que aquele décimo na pista pouco me importa, mas o visual nostálgico da coisa pra mim é muito importante. Respeito a competitividade do outro lado assim como espero o mesmo sentimento quando se trata dos meus gicles, agulhas, membranas...  Carburador melhor que injeção? Neste caso sim. Coisa boa ficar dentro de uma oficina enquanto se regula um aspirado a metanol carburadão.... aquele excesso de baixa na lenta que faz os olhos chorarem um pouco por emoção e um pouco por causa das reações químicas e muito saudáveis que o combustivel faz no corpo dentro de uma sala fechada com um motor ligado... hehehe, mas prefiro pensar que é emoção. E um carburado com gasolina podium numa manhã fria da serra gaúcha? Nada melhor do que deixar o carro ligado na garagem com aquela lenta aspera e aquele cheiro doce de caramelo com monóxido de carbono.... coisa boa! hehehe



Peço desculpas aos amigos injetados mas no cofre do meu dodge aquele monte de chicote elétrico por enquanto não entra. Me chamem de louco em gastar o valor da injeção completa num par de brilhosos e vistosos carburadores com muitos cfm's a mais do que meus modestos cabeçotes podem engolir, mas agora irão engolir a força...hehehe.

Tenho a opinião de nunca dizer nunca e portanto quem sabe um dia existam bicos, sensores de posição de borboleta, um monte de bobinas e sensores dentro cofre do motor do dodge. Se algum dia isso acontecer, se preparem, o Pivas véio tá pensando em pista com mais seriedade. Enquanto isso lembro que este é meu hobby e este deve agradar meus olhos da mesma forma que as fotos abaixo.

King Demon.... um belo fundo de tela para qualquer computador!
Excessos de cromados, acho que não... hehe
Blower, é bonito mas exige uma certa responsabilidade de fazer o carro andar bem. Só para enfeite também não basta.

Saudosas webers... um show a parte !


Obrigado aos que leram até o fim, espero que comentem e me contem sua opinião, ela sempre é bem vinda aqui!


Abraço!

Rodrigo "Pivas" Pulita

13 comentários:

  1. Injeção Mecanica!! Combinação Perfeita..rs

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    1. Injeção mecânica para nós pobres mortais é complicada né... é muito ON/OFF... tem que ter uma certa progressão, claro, falo sobre o que li a respeito, mas nunca vi ninguém andando com uma Enderle na rua... gostaria muito de ver !

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  2. É Piva véio! sabe que o prazer de ligar o opalinha "78" na garagem é bem revigorante, não foi uma nem duas vezes que me peguei sozinho altas horas da noite com um bira sentado no murinho da porta da garagem olhando pro auto! sim.. só olhando.. passavam-se alguns minutos e uns 3 ou 4 goles e criava vontade de entrar dentro do carro e ligar pra ver ele chacoalhando na lenta, o metanol correndo nas vista fazendo algumas lagrimas que sempre param no sorriso de orelha a orelha hehehehehe, olho bem pro meu carro e penso.. com o dinheiro que foi investido no ar condicionado e nas rodas weld eu colocava a melhor injeção que tem, mas se é pra escolher, fico andando com as bixera das weber, 3 diferente uma da outra, uma até soldada,mas oque importa é ele ta ali, bonito aos meus olhos, confortável ao meu gosto, e diferenciado do resto que vejo na rua, não desmerecendo o carro de ninguém, não não de forma alguma, mas gosto muito do meu carrinho, me faz bem feliz, ele não tem injeção e sim carburadores sabe porque? pq ele por enquanto tem que "me" fazer feliz e a mais ninguém, eu tenho que estar contente com ele e o resto pouco importa, a arrancada não é um esporte pra "pé de chinelo" que nem eu, arrancada hj é uma brincadeira pra quem TEEEEM grana, não vou deixar de levar minha namorada pra jantar fora nos fins de semana pq to mexendo no motor do opala, nããão, nem vejo fundamento nisso, acho que seria muito egoísmo da minha parte para com ela, que é sempre minha parceria total pra tudo, enfim não vou deixar de fazer coisas que gosto por causa do auto! ele me acompanha durante uns 10 anos já, e a coisa com ele sempre foi bem aos pouquinhos. nada de muito $$$$, coloca alguma peça boa de vez em quando se aparece de barbada e assim vai hehehehehe se ele anda mais ou menos que outros carros, pouco me importa, ele anda muito mais em quilometragem hehehe, é com ele que vou pra faculdade pelo menos um dia da semana, é com ele que vou dar uma volta no camping na cidade vizinha nos fins de semana, é ele que faz 4,5 x 1 na estrada a metanol uashauhsuahsuah, é ele que me diverte!!! com injeção ou sem, ele faz o que tem que ser feito! mas sou da tua mesma opinião! não digo que nunca terei bicos e confusão nele, mas dai se esse dia chegar é pq eu vou estar bem melhor das "ficha" e com certeza até pensando bem.. procura uma carcaça pelada pra fazer isso ai! sem ar cond. sem dir. hid. sem travas elétricas, sem alto-falantes e módulo no porta malas e nem nada parecido das coisas que ele tem, ai sim! estarei pensando em pista, e no resto na forma correta de levar as coisas, se ele ganhar de um carro de pista, puro lucro uahsaushua não ta na obrigação com ninguém! eu apenas tenho um ótimo mecânico!
    Abraço
    Helizandro

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    1. Meu amigo Helizandro, o negócio não é deixar de ir jantar com a namorada, é ir de carro velho jantar com ela. Procuro sempre balancear as coisas afinal o dodge tem sempre que ganhar um agradinho também !

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    2. hehehe certo certo!

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  3. Se o problema é o visual... tem solução. Tira os gicles, fecha as passagens de combustivel, etc. e usa o corpo do carburador como TBI. Basta daí adaptar um sensor de posição da borboleta que não é pra ser difícil.

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    1. problema é visual e psicologico....

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    2. então mete os carbura e pronto. quer saber? um sistema de carburador bem montado não chega a dever tanto pra injeção não... a menos que vc tenha interesse em botar esse carro pra competir não acho q a diferença de performance compense a frustração.

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  4. Rodrigo esta Certissimo Prepareação a Moda Antiga !

    Abraços!

    http://estaleirodoscarros.blogspot.com

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    1. Opa, obrigado Ruann, vou dar uma olhada no seu blog! abração.

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  5. olá rodrigo, cara, vc foi direto no assunto como sempre, muito bom mesmo.
    O conceito de qualidade realmente está em cada cliente, nada pode substituir a vontade própria e se ela direciona sua estrada,,, quem pode dizer algo ao contrário.

    abraçao parceiro

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  6. Pivas,

    Você sempre defendeu o uso do carro não somente para pista... Algo que prezo demais também. Mas para passear, dar aquela banda na malandragem o carro tem que ser um legítimo street/strip, algo que você já tem na mão. Show. Com esse upgrade blower + dual quad teu carro vai ficar um monstro! Tomara que mesmo assim essas bandas elegantes que você comenta ainda sejam possíveis! Mas agora a bordo de um monstro solto na rua hehee

    Abraço

    GiovanniF.

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  7. Cabe no Chevette SL 1.6 84?? Tem como adaptar?

    Obrigado

    se puder me mandar um email explicando como posso colocar no chevette agradeço... caio.p.vale@bol.com.br

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