terça-feira, 31 de agosto de 2010

On the road again....!

No embalo da música de Willie Nelson (on the road again... I can't wait to get on the road again...) cheguei em Caxias do Sul por volta de 8 horas da noite. O dia foi agitado. Como já disse em outros posts, nosso negócio é acumular Km rodados e não anos nas costas de nossos carros. São antigos de idade, mas jovens de alma. Neste ritmo é que escrevo este post, agradecendo o homem lá em cima pelos amigos que tenho, pela namorada que tenho e pelo asfalto que cruza diversos caminhos de nossa vida.

(http://www.youtube.com/watch?v=cSICoacOT60) Deixe rolar o som enquanto lê!


O dia começa nublado, com uma garoa, o dodge em baixo da sua capa e eu com receio de sair, o carro estava limpo e quieto. O dia do bom gaúcho já começa com um chimarrão e o nosso não foi diferente. Logo os amigos vão chegando, uma C10, um Passat, um Opala, todos com a mesma fome de estrada. O tempo está feio e venta muito, mas enfim, do que estes carros são feitos. Eu me envergonho dos meus pensamentos e logo deixo o dodge funcionando pronto pra sair. É dificil descrever emoções mas o cheiro de gasolina podium em uma manhã fria transmite coisas interessantes. É hora de estrada!

A famosa Teresa - C10 preta fosca no melhor estilo Old School

Recebi uma série de e-mails e olhei o orkut de muita gente na segunda-feira agora, muita gente teve a mesma idéia. Os donos de antigos estão aprendendo, estão saindo, estão curtindo seus carros, e sim, eles foram feitos pra cruzar a estrada, com qualquer tempo... Nosso destino era simples, o mesmo de muitos iguais a nós, Encontro de Antigos de Nova Prata-RS. Uma cidade muito pitoresca do interior do RS que também conta com muitos de nós. Após 15 km de Caxias do Sul chegando em Farroupilha o opala de nosso amigo Adri teve um pequeno problema. Paramos num posto e deixamo o opala estacionado. Voltamos a estrada prontos para os demais Km. Passando por Bento Gonçalves começamos a descer até chegar na ponte do Rio das Antas, um cartão postal do nosso Rio Grande do Sul. Começamos a subir a serra e nos deparamos com as condições precárias do asfalto, mas enfim, estamos ali pra curtir e desviar !

Infelizmente começou a vibrar muito o opala, preferimos deixar ele no posto de combustivel até voltarmos.
Parceiros de viagem.

Enfim, devagar e sempre chegamos em Nova Prata e somos muito bem recebidos num encontro muito bem organizado encontro. Um bom almoço feito pelo pessoal do encontro, mais várias cuias de chimarrão, umas boas fotos e vamos embora.
Sujo da estrada mas de alma lavada!

Logicamente não podia ir embora sem deixar duas marcas no asfalto na saida e assim foi feito. Pronto, agora a volta. Nem começamos a voltar e já estava com saudades da estrada. Vindo numa reta boa peguei distância da C10 do amigo Douglas e vou ultrapassar forte, nisso a polícia... hehehe, sempre a policia, manda o amigo parar. Andei 1 km pra frente e nisso paramos no acostamento. Alguns minutos depois começam a chegar mais amigos que estavam saindo do encontro, galaxie, mercedes, chevette, fusca, maverick... Virou um encontro na beira da estrada, todos solidarios a causa da multa na C10. Depois descobrimos que o causo tinha sido apenas por dirigir com o braço pra fora da janela. Mas pergunto, existe outro jeito de dirigir um antigo? hehehehe!
Ok, combinamos então de fazer luto e andarmos alguns kilomentros todos com o braço pra fora... hehehe, revoltados com o sistema!

A parceria mais uma vez dominou a estrada, nós, antes em 3 carros, agora em muitos carros... quem olhava para frente ou para trás estava em 1980 vendo todos aqueles carros antigos e seu transito. O motor V8 saudável do dodge vinha murmurando na decida da serra de tão feliz que estava. Eu ouvinho um bom rockabilly (stray cats) e mais tarde o velho companheiro de viagens Johnny Cash cantando diretamente de Folson Prison. (http://www.youtube.com/watch?v=i1xSt7iganA)

Logo passando a ponte do Rio das Antas eu vinha atrás de um maverick, logicamente estava com calor (hehehe) e tive de parar para tomar o famoso caldo de cana do lugar. O lindo da coisa é que assim que liguei o pisca para parar todos os carros pararam, muitas fotos, muita risada e bons amigos. Lembrei novamente do meu vô. Eu e ele sempre paravamos ali pra tomar o legítimo caldo de cana. Fazia muito tempo que não parava naquele local. Me deu aquele aperto no peito lembrado dele, mas eu estava rodiado de amigos, fiz uma oração na minha cabeça e fui reto tomar meu caldo de cana e prestar essa homenagem e lembrança particular. O mais engraçado foi parar um monte de carros e o total consumido na banca foi R$2,00 (um caldo de cana).
Ponte do Rio das Antas, famosa lenda diz que antigamente uns caras de moto passavam por cima do arco dela.
Parada para tomar o caldo de cana, na foto o Dodge e o Coronel, carros que estão em todos os eventos!

Seguimos viagem todos em comboio. Nisso definimos por provar todos os caldos de cana da estrada para dar uma força ao guia 4RODAS na seção CALDODECANISTICA. Infelizmente o Maverick teve um problema elétrico. Esperamos por uns 50 minutos e não foi possivel resolver. Seguimos viagem novamente em 3 carros e indo resgatar o opala com problemas no cardan.

Enquanto isso eu tirava mais umas fotinhos!

Chegando em Caxias o Opala que foi resgatado novamente no posto em Farroupilha soltou de vez o cardan. Chamamos o guincho e ai todos foram para suas casas.
Meus companheiros de viagem.


Chegando em casa são e salvo após alguns km rodados.

O gostinho de quero mais da estrada sempre existe né. Esperamos a próxima desculpa para ir viajar, se é que precisa ter, pois as melhores viagens são assim, sem muito planejamento. As coisas fluem com o combustivel para dentro do carburador. As histórias, como essa ficam para contar, as memórias ficam na cabeça e as amizades a gente leva para sempre. Sempre que puder repita isso com seu antigo, sozinho, com amigos... acumule km, mais que isso, acumule histórias e memórias...





abraço,

Rodrigo "Pivas" Pulita

6 comentários:

  1. Sensacional. Muitos que conheço deixariam de ir por causa da garoa.

    Excelente história!!!

    abraço a todos!

    giovanniF

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  2. ah, uma coisa que reparei esse feriado na C10 do meu velho. Uma 75 com motor six-in-line e cambio na coluna, chega a ter a pintura da porta gasta pelo lado de dentro por 'descansar' o braço pra fora. Como poderia andar numa C10 sem o braço pra fora? Ela foi projetada para isso.

    GiovanniF

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  3. Muito bom! Moro em Nova Prata, mas não pude ir ao encontro, pois estava em Nova Petrópolis para o encontro de fuscas [possuo um 1969]. Lembro bem da tinta gasta de uma F1000 que tinha, na janela, como comentou outro colega, por descansar o braço...

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  4. Acho que ta na hora de reunir essa galera e fazer uma nova viagem com os antigos....

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  5. Aow, muito bom o blog, a viagem! Parabens pelo texto e pelas fotos!
    Moro em SP, tenho um Opala 78 e sempre que possível tambem coloco a Jabiraka na estrada, sozinha ou em turma!

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