quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Von Dutch, mais do que uma grifezinha pra playboy!


Olá carissimos leitores, hoje pretendo escrever um pouco sobre um ícone do Kustom Kulture. Alguns conhecem ele apenas por roupinhas que consideram legais sem ter o menor conhecimento de quem Von Dutch realmente era. A história se passa lá nos anos 60, junto a história do já comentado Ed Roth. Quem sabe depois de ler este post ou você deixe de usar o agora pop Von Dutch ou comece a admirar ainda mais a arte do mesmo. O importante é sair da ignorancia e parar de comparar o mestre Dutch a uma grife qualquer, começar a lembrar que este nome querendo ou não representa a cultura das motos e carros customizados.

Von Dutch fazendo sua arte em cima de uma moto.
Seu nome real é Kenny Howard, um homem muito habilidoso em trabalhos em metal e com pinturas, um grande artista, um grande mecânico de motocicletas que acabaria por se tornanar uma lenda do pin striping e da cultura custom. Começou suas pinturas customizando facas e armas.
Von Dutch era famoso por sua teimosia e sua aversão por dinheiro, o que torna ainda mais ridicula e abominavel a tal grife de roupas de mais bobagens envolvendo seu nome.


Palavras dele:
“I make a point of staying right at the edge of poverty. I don’t have a pair of pants without a hole in them, and the only pair of boots I have are on my feet. I don’t mess around with unnecessary stuff, so I don’t need much money. I believe it’s meant to be that way. There’s a ‘struggle’ you have to go through, and if you make a lot of money it doesn’t make the ‘struggle’ go away. It just makes it more complicated. If you keep poor, the struggle is simple.“ – Von Dutch

Traduzindo:
"Faço questão de estar mesmo à beira da pobreza. Eu não tenho um par de calças, sem um buraco nelas e que o único par de botas que eu tenho são os meus pés. Eu não me meto com coisas desnecessárias, então eu não preciso de muito dinheiro. Acredito que era para ser desse jeito. Há uma "luta" que você tem que passar, e se você fizer um monte de dinheiro não faz a "luta" ir embora. Ele apenas torna mais complicado. Se você continuar pobre, a luta é simples. "Von Dutch






Nascido em 1929, Kenny Howard foi o pioneiro em levar a arte do pin striping para as motocicletas e carros customizados. Ganhou seu apelido pois era teimoso como um holandês (duthman). Todos odiavam ele por ser teimoso, racista, um chato mesmo. Ele conseguia arrumar encrenca com fornecedores, clientes, familia, todo mundo. No fim devido a essa sua teimosia e seu talento como artista por ironia do destino se tornou famoso e admirado.
 
 
 
 
 
Morreu em 1992, deixando duas filhas. No final de sua vida bebia muito e se foi escondido bebendo em um velho onibus urbano. Morava no museu chamado Movie World, Cars of the Stars and Planes of Fame in Buena Park, na California. Se tornou um paranoico criando imagens e figuras de carros, armas e facas.
 
 
 
 
Era tão odiado pelas filhas que não era de pensar que as mesmas acabaram por vender seu direitos em 1996 para uma empresa de roupas de surf. O direito de reprodução de suas imagens depois se tornaria o que muitos adolecentes e gente que não entende nada da verdadeira história de Von Dutch usa hoje com orgulho de ser da moda....
 
 
 
 
 
 


Em 1993, em um programa que foi chamado de Kustom Kulture, no museu de arte de Laguna, foi iniciada a descoberta da arte de Von Dutch para o público em geral. Todos então viram o quanto aquele homem era especial e poderia ter sua arte explorada. Celebridades como Britney Spears e Justin Timberlake apareceram então usando bonés e roupas com os pin striping do velho teimoso.



Ele acabou por ter a fama postruma para o mercado em geral, porém os veteranos hot rodders e donos de choopers se espantaram. Um frase surge do nada de um deles: - Eu sabia que Von Dutch era um ilustre hot rodder a muito tempo (balançando a cabeça retruca ainda). Eu o via bebado todos os dias!

O olho voador (The Flying Eyeball)


Nenhuma história sobre Von Dutch estaria completa sem falar do Flying Eyeball, o famoso logotipo do globo ocular voador. De acordo com ele o olho voador se originou das culturas egipcias e macedonicas a cerca de 5000 anos atrás. O símbolo basicamente significa que um olho no céu sabe tudo e ve tudo. Dutch pegou esse simbonlo e o modificou. Ele sempre acreditou em reencarnação e o globo ocular de alguma forma lhe amarrou a isso. De certa forma houveram muitas reencarnações deste simbolo ao longo dos anos e ele segue sendo um símbolo dos anos 50 e 60.



Era isso amigos, mais uma história de um dos homens que fez a história. Agora quando virem algum pin stripe em algum carro antigo vocês sabem em quem pensar. Assim que vocês virem alguém usando uma roupa Von Dutch lembrem do velho teimoso que era tão teimoso que fez suas filhas venderem suas imagens para pessoas que não entendiam nada sobre o que ele fazia, assim como a maioria dos que compram suas roupas. Mas quem sou eu para ficar brabo com isso, talvez graças a essa industria tive a oportunidade de conhecer essa figura tão ilustre.

Espero que tenham gostado,

Rodrigo "Pivas" Pulita

2 comentários:

  1. http://image.hotrod.com/f//wallpapers/muscle_car_hot_rod_desktops/27049172+w1600+h1200+st0/hrdp_muscle_car_hot_rod_desktops_15_o+1280x1024_hot_rod_wallpapers.jpg

    ResponderExcluir
  2. muito bom! conhecimento e curiosidade é a base fundamental para moverem as perguntas, e assim surgirem as resposta certas das quais estão sempre nos movendo, como von dutch!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre esse assunto que escrevi, ela é muito importante mesmo!