sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gosto por carro, velocidade e acelerar.... da onde vem?


É dificil explicar porque esse gosto pela velocidade. Hoje ao meio dia tive que tentar explicar para minha mãe sobre o assunto. Com uma multa de 5 pontos por excesso de velocidade em cima da minha mesa atestando 5 pontos gravissimos acabei eu mesmo me perguntando da onde vem este gosto por acelerar? Porque não comprar um Agile (ARGGG!!!!) e andar a 80km/h?

Acho que cada um tem uma história sobre o tema, a minha como já contei vem do vô, passa pelo pai, repassa pelo irmão e cai em mim. Após o usual é percorrer por todos os ciclos de amizade possiveis. Em nossa casa sempre tivemos algum carro diferente, principalmente devido ao meu pai que sempre gostou de alguma coisa esportiva, eram Passat TS, Gol GT, Gol GTS, mais Gol GTS, Gol GTi até chegar num Golf GTi 1995, depois dai veio um Omega CD 4.1 (placa MAU-xxxx), ai vieram as BMW 325, 323 manual (que coisinha bem boa) e acabou por ai... mas dai eu já andava de Charger 74... hehehe.
Aprendi a dirigir com 11 anos logicamente com meu irmão e como grande parte dos brasileiros com a minha idade ou idade próxima, num fusca. A velha história de lavar e poder dar uma volta.

Até aprender a arrancar foi um parto, quem diria que depois seria a coisa que eu mais gosto de fazer.
Na infancia pegavamos escondidos o Santana 2.0 da minha mãe (que também teve uma legião de santanas) e de carona a maior aventura da vida era acelerar o que dava no tal santana. Voltavamos para a garagem e deixavamos tudo como se nada tivesse acontecido.

Aos 17 anos eu já tinha uma certa noção do que era dirigir e ai veio o Charger 74. As idas para a auto escola com o Charger sempre foram engraçadas. Ligava o pisca, engatava a ré e estacionava na frente daquele Palio nojento da auto escola. O martirio acabava quando saia do Palio e entrava novamente no V8 e ia embora dirigindo tranquilamente.

Depois ocorreu o fatidico dia de com 18 anos um amigo do meu irmão me emprestar um tempra turbo para dar uma volta. Pronto, virus pegou. Logo fui para os turbos. Me quebrei com todas as multas possiveis e existentes no caderno de notas dos policiais alcançando lindos e famosos 72 pontos na carteira. Um motorista exemplar que tinha em seus gastos mensais os famosos UFIR's. Houve uma época que desejei já receber o contra cheque em ufir para que assim pudesse facilitar os cálculos de conversão. Gol 1.8 turbo por 2 anos e depois outro gol velho (famoso GOL S, após 12 caixas quebradas), forjado, injetado, borboleta grande, turbina maior ainda, comando forte, caixa original de papel.... cansei!


Brincadeira feita na época na mail list TURBO-BR sobre as minhas quebrações de caixa, era falar no meu gol que se falava em caixa quebrada.

Acho que todos que lêem o blog tem alguma coisa no sangue assim, algumas situações que assim como o resto do que somos moldam nosso carater e fazem a gente ser quem é. Lembro da frase da minha mãe para minha atual namorada: "Quer namorar com meu filho, aprenda a gostar de carros e não fique entre eles e os carros, você vai perder!"

Acho que é por ai, todos os leitores espero eu tenham uma relação e uma história do porque gosta de acelerar e porque venera essas máquinas que para muitos podem ser meios de transporte. Para nós os carros são meios de vida! Vivemos e respiramos carro... o cheiro de pneu queimado e gasolina podium é perfume. Aquele acessório diferente é presente de natal pro carro e o boa noite pra ele antes de sair da garagem a noite é hábito como se fosse um parente.

Sem muito o que escrever acabei por escrever.... parem e pensem em suas histórias e porque não contar elas aqui mesmo no blog. Comentem o post, creio que tem muita gente com coisa legal pra escrever e cp, certeza vai ser gratificante saber quem são os leitores.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo post.. Me identifiquei muito, aprendi a dirigir em um fusca com a mesma idade, escapei vaaarias vezes com o carro do meu pai...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Grande Pivas, adorei essa parte "Quer namorar com meu filho, aprenda a gostar de carros e não fique entre eles e os carros, você vai perder!" hehehe.
    é por essas e outras coisas que eu levo em frente meu sonho de andar nas pistas ! parabéns por esse e pelos outros posts, tem muito haver com a realidade.
    abração

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog!
    Só posts de alto nível. Visto que eu também sou viciado em CVs...
    Ah, me identifiquei nesse post pelas caixas quebradas hehehe Talvez nao consiga chegar a esse número, mas estou tentando, to só na 3...
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o post, me lembrou de quando aprendi a dirigir num chevette 90DL do meu pai... isso quando tinha meus míseros 13 anos. Depois de muitas 'roubadas' no monza da mãe até os 17, comecei a ter noção que NeedForSpeed e Gran Turismo não eram um bom parâmetro de como dirigir na rua. Muito feliz sempre com a 'emprestada' da C10 caindo os pedaços, quando reunia misérias para botar 10 reais de gasolina e conseguir rodar... 10km e poder fritar os duríssimos pneus. eheehe ali aprendi como dirigir carros 'velhos', com problemas de carburação, ignição etc... sempre falhando, freios horríveis e duros, marchas que não engatam ou arranham etc. hoje tenho um gosto enorme por veículos antigos e vejo futuro no maior caco rodando na rua. Tudo graças a meu pai (não sei se isso é bom ou ruim), que sempre teve algum carro 'velho' ou 'antigo' na garagem. Desde 147 até opala 4100, tive o prazer de 'guiar' diversos veículos... Até a pouco tempo, conhecia poucas pessoas que tinha tão poucos parafusos na cabeça como eu e acabava me achando um pouco estranho, agora... com leituras em alguns blog (principalmente esse) e mais alguns amigos excêntricos não me sinto mais tão estranho.
    Parbéns pelo blog!!!!

    GiovanniF.

    ResponderExcluir
  5. ...vixi, quando andava de carro antigo era marginal, favelado, chinelo, um verdadeiro alien no colégio e perante a sociedade, a policia não podia ver passar de galaxie ou opala que ja era abordado na hora e revistado ate nos fundilhos, agora os mesmos que abordavam me escoltam até os encontros e eventos, as gatinhas até olham pois dos diversos adjetivos mencionados passei a ser "colecionador", chega a ser piada!!! Deus abençõe poder andar na rua de galaxie socado no chão e meio metro de motor para fora do capô devidamente LEGALIZADO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Padilha, estou com inveja do seu Galaxie com meio metro de motor pra fora do capô. Disponibilize fotos para o Pivas fazer um postzito, os Ford's tbm merecem seu espaço aqui no Pivistico!!!
    GiovanniF

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre esse assunto que escrevi, ela é muito importante mesmo!