A tempos estou querendo escrever sobre essa grande empresa que tanto tem de história para contar no mundo das corridas americanas. Partimos para um assunto que não se limita mais somente ao Drag Racing que tanto gostamos e acabamos indo para muitos e muitos estilos de corrida que existem na terrinha do Tio Sam, onde tudo realmente começou e foi levado a sério.
Bom, a Edelbrock como empresa partiu de um desafio, talvez como todas as outras empresas deveriam iniciar. Uma necessidade dos consumidores. Nos EUA as corridas começavam a ter mais profissionalismo e na época ou se contruia suas proprias peças ou se contava com o pouco que se tinha disponivel (qualquer semelhança com a realidade brasileria de alguns anos atrás não é mera concidencia). A empresa iniciou mesmo trabalhando em cima de peças de reposição. Através disso começou o crescimento desta empresa que hoje representa muito no mercado norte americano.
O fundador da empresa, Sr. Vic Edelbrock, nasceu em 1913 em uma pequena comunidade rural perto de Wichita, Kansas. A familia era dona de um pequeno mercado na área rural que estava muito bem e provia sustento para toda a familia. Em 1927 infelizmente este mercado pegou fogo e aos 14 anos Vic teve que ir trabalhar fora para ajudar no sustento da familia. Logicamente Vic tinha grandes habilidades mecânica e por isso foi trabalhar em uma oficina local.
Quando a grande Depressão chegou ao Kansas, Vic mudou-se para a Califórnia. Em 1931 foi morar com seu irmão. Trabalhou numa oficina e prosperou bastante e em 1938 tinha um excelente negócio, tinha seu filho Vic Jr. e comprou seu primeiro carro, um Ford roadster 1932. Neste momento ele havia entrado no mundo dos Hot rods e criou sua primeira admissão com marca Edelbrock
Quando Vic comprou seu Roadster se junto com Tommy Thickstun, para assim criar a admissão Thickstun". Vic não ficou muito satisfeito com a performance da mesma e por isso decidiu ele sozinho fazer uma admissão de aluminio para seu flat head, chamou ela de "Slingshot". Era uma admissão simples porém eficaz para época e foi o primeiro produto da marca Edelbrock. Utilizava dois carburadores Stromberg 97. Ele vendeu cerca de 100 admissões deste tipo nos EUA. Testava e corria com seu Ford. Simplesmente ia andando até os desertos de sal, retirava o para-brisa e os para-lamas e corria a velocidades de até 112 milhas por hora. Acabando a corrida montava seu carro novamente e ia com ele para casa. (sistema mais do que correto).
Primeiro Roaster de Vic Edelbrock que lhe acompanhou no inicio de sua tragetória de sucesso. |
Tipo de carro que participava das corridas de midget cars. |
Vic Sr. junto a uma de suas inumeras criações. |
Depois da guerra Vic partiu para um grande desafio. Construiu seu primeiro par de cabeçotes de aluminio para Ford Flathead. Os cabeçotes assim como as admissões foram muito bem recebidas pelo mercado e devido a isso sua oficina já estava mais para uma loja de peças do que para uma oficina mecânica propriamente dita. Em 1946 Vic imprimiu o primeiro catálogo de peças da Edelbrock com o título “Edelbrock Power and Speed Equipment”. Nesta época Vic já vendia seus cabeçotes, pistões, virabrequins, admissões e muito mais. Após esta época Vic e sua equipe cruzaram os EUA andando em todos os tipos de corrida, em sua maioria midget racings (para nós brasileiros, um tipo de corrida de BAJA), batendo recordes e recolhendo vitórias. Vic, claro, foi o primeiro a usar o nosso querido Nitrometano. Os concorrentes não faziam a menor idéia do que se tratava aquele cheiro diferente e a fumaça do escapamento de outra cor.
Em 1948 Vic comprou um dinamometro para motores. Agora ele estava habilitado a além de vender medir os reais resultados de suas peças. Nesta época suas peças estavam entre todos os vencedores de corridas nos lagos secos de sal e nas corridas midget.
Em 1949 Vic abriu sua primeira loja. Uma área muito grande que contava com dinamometro de motor, oficina de reparos, todas suas máquinas e muito espaço para produzir diferentes tipos de cabeçotes, admissões e pistões de corrida para diversos tipos de aplicação.
1950 foi um ano cheio de recordes. Carros com peças Edelbrock já estavam chegando a 200mph nos lagos secos de Bonneville (um lugar que ainda irei visitar e ainda fará parte de nossos posts). Os recordes eram quebrados e o catálogo da Edelbrock ia cada vez mais aumentando, sempre contando com mais peças para Fords, Mercurys e Lincolns. O catálogo já contava também com peças de alguns ilustres fabricantes que alguns devem conhecer pelos sobrenomes: Paul Scheifer, Ed Iskenderian, Harmon & Collins and Ed Winfield.
Quebrando alguns paradigmas Vic iniciou a trabalhar em cima de um motor chevy small block 283 em 1955. Criou uma admissão para 3 carburadores e foi capa da revista HOT ROD. Em 1958 foi o primeiro motor que se conseguiu tirar 1 hp por polegada cúbica com uma admissão Cross Ram. Após essa grande conquista Vic usou o conhecimento adquirido e seguiu os desenvolvimentos para os Chrysler e Pontiac.
Infelizmente em 1962 o cancer tirou a vida do senhor Vic Edelbrock. Com um grupo de trabalho muito focado que estava junto com Vic desde o inicio da empresa seu filho tomou a frente dos negócios com os mesmos ideais. Todos sabiam o que era preciso para continuar com a empresa de forma que se mantivesse a mesma tradição. Creio que isso foi o mais importante a ser feito pois o espirito destas grandes marcas deve ser levado dessa forma assim como levamos nossos ideais Hot Rodders.
Após Vic Jr. assumir a compania junto a uma grande equipe foram criados diversos produtos que conhecemos hoje. A famosa Tunnel Ram, Street master, Tarantula.
De 1971 a 1974, atuou como presidente da Specialty Equipment Marketing Association (SEMA). Ele trabalhou muito em mostrar para o governo o grande mercado que se tinha em cima de peças de alta performance. Fica um comentário pessoal meu (Pivas) de um trabalho que ainda estamos engatinhando no Brasil, em que o governo ainda não vê a força que este segmento tem no país, onde até os postos de gasolina tem bordões dizendo "apaixonados por carro, como todo o brasileiro"! Um dia chegaremos lá.
Vic Jr. , que assumiu a fábrica e difundiu ainda mais a cultura das peças de alta performance. |
Nos anos 80 e 90 a Edelbrock cresceu muito e partiu para diversas áreas. Carburadores, comandos de válvula, acessórios para motor, peças para sistema de exaustão... etc... Hoje a empresa tem 6 fabricas e mais de 600.000 metros quadrados construidos.
A palavra chave da empresa Edelbrock é conhecida por muitos nas nossas queridas caixinhas de peças que vem tão lindas dos EUA. "Proven Performance", ou no nosso melhor português, PERFORMANCE COMPROVADA! Este era o ideal que Vic deixou desde seu inicio em 1938. Fazer peças e provar sua eficência prática com os devidos padrões de qualidade e desempenho. Com certeza o Sr. Vic ficaria orgulhoso em ver o império que sua empresa virou. Todos nós que usamos suas peças um dia em que abrirmos nossos motores, dedicamos alguns segundos para pensar neste senhor que participou da história direta dos HOT RODS. Hoje a familia Edelbrock segue seu rumo respirando potência e performance automobilistica e hoje produz mais de 8000 tipos diferentes de peças.
Vic Jr. e sua filha, uma familia dedicada a Performance, seguido os passos de Vic Sr. |
Espero que tenham gostado do texto. Comentem!
abraço!
Rodrigo "Pivas" Pulita
Atendendo ao pedido do Pivas aí vai meu comentário:
ResponderExcluirSalve Vic Edelbrock e Salve Vic Edelbroc Jr!
Sem dúvida são um marco na cultura Hot no mundo inteiro.
Por aqui falta conscientização de quanto dinheiro gira na economia nos meio de performance.
Talvez chegue o dia que veremos, aqui no Br, uma propaganda de peça de performance na TV!
Só vai ficar esquisito quando no final aparecer aquela tela azul com os dizeres:
"Ao persistirem as falhas consulte um preparador."
Abraços
Verdade Décio. Tendo leis que facilitassem a legalização de um carro com performance alterada, vinculando arrancada, open day e demais atividades relacionadas a carro na mídia e tratando quem gosta de carro preparado como cidadão e não como bandido que só pensa em racha este mercado no Brasil iria mover milhões de reais. Esperamos estar fazendo nossa parte deixando sempre nosso depoimento buscando sempre evidenciar para todos nosso gosto por carros.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo comentário, e lhe digo, o BLOG é movido pelos comentários de quem lê. Isso me motiva a escrever mais e mais.
Abraço!
Pivas
Pô!!!
ResponderExcluirMuito legal essa postagem!
Na minha opinião, a melhor até agora!
Sem duvida alguma!!!
Parabéns e um abração...
Excelente Post! Muito bom conhecer a história de um dos precursores da preparação no USA. Como disse o Decio, imaginem uma propaganda de peças de alta perfomance na TV!
ResponderExcluirUm dia, espero termos uma gama de virabrequins, bielas, pistões, válvulas, cabeçotes, coletores... tudo destinado à nossos amados nacionais... seja ele VW, Fiat, GM...
Cada vez que entro no Site da Summit, me dói ver a quantidade de peças que aparece num simples Search for "FORD PISTONS".
Será que nasci no país errado?
GiovanniF
"Brasil, meu Brasil brasileiro..."
ResponderExcluirAinda temos muito para crescer e desenvolver. Como o colega disse acima, o que será que está faltando para verem quanta $$$ rola no meio de preparação?
Do tamanho que é este país e do jeito que a galera gosta, venderia até virabrequim forjado para Fiat 147! Tem entusiasta de tudo quanto é tipo, só faltam peças a um preço acessível.
Pivas, me manda um e-mail (não tenho o seu aqui!)? rafa4fun@gmail.com
Tenho uma proposta pra vc.
[]'s!
Coloca no Search Mopar Pistons que além de vir mais..vem mais rapido!..rs...Fiz um Post antigo sobre Mickey Thompson a uns 8 meses atrás...Da uma olhada! Moparabraço
ResponderExcluirRun4Fun, eu tenho um 147... e estou preparando um pequeno girador 1300. Me pergunte se há algum item forjado? Agradeço a apenas uma empresa (INDECO) que faz comandos de válvulas para os Fiasa.
ResponderExcluirCleber, gosto de Ford, gosto de Chrysler, gosto dos Chevy tbm. Sou um cara bem eclético para carros, vejo em cada um deles, uma característica que me chama atenção. Até os DKW me atraem, pra vc ter idéia do nível da doença (imagine aqueles que corriam em Interlagos arrepiando na BR) rsrsrs
Vou procurar lá sim... no site da Summit certo?
Giovannif
Pivas, ótimo post, eu copiei para o HotCampinas, e no final coloquei o endereço do teu blog, esqueci de te pedi antes se poderia ter feito isso, se tu não gosto pode fala que eu tiro.
ResponderExcluirLink da postagem no Hot: http://www.hotcampinas.com/nuke/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=56808
Abraço