quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cervejaria Eisenbahn!

Bom, depois de todo esse assunto a sede começa a pegar. Eu tenho uma paixão muito grande por cervejarias artesanais e cervejas especiais fora das usuais Skol, Nova Schin e todas essas normalidades. Acho que por ter um pouco do sangue alemão e também apreciar um bom carro alemão tenho o gosto indo para a cerveja também. Sim, tenho uma barriga digna de cervejeiro e por isso necessito encher a mesma com qualidade.

Obviamente a minha primeira experiência com essa cerveja Eisenbahn foi num autodromo, mais precisamente no Festival Brasileiro de Arrancada 2007 em Curitiba. No meio dos carros as coisas acontecem, amigos são feitos, motores são montados e desmontados, fumaça de pneu, e porque não uma bela cerveja.

Fiquei fiel a Eisenbahn graças ao grande amigo Rodrigo West que ia até Blumenau buscar um barril de choop deles e trazia ao festival de arrancada. Depois disso sempre comprei a cerveja no mercado local onde se encontram algumas importadas e diferenciadas.

A cervejaria iniciou seus trabalhos na cidade de Blumenau em julho de 2002. Como todas as nossas histórias de sucesso contadas sobre diversas personalidades ela iniciou da mesma paixão que temos por carro, só que dessa vez por cerveja. Uma familia apaixonada por cervejas especiais após muita pesquisa, viagens para muitos paises e descontente com as cervejas artesanais brasileiras decidiu por criar sua própria marca. Trazendo de fora um mestre cervejeiro com 30 anos de experiência começa a premiada história da Eisenbahn.

Hoje em dia eles trabalham com muitos tipos de cerveja, meus preferidos que me conquistaram são a Pilsen que notoriamente não tem nada a ver com as que normalmente tomamos. É mais amarga, de baixa fermentação, coloração mais dourada e eu particularmente gosto de deixar ela bem gelada e ir tomando aos poucos até ela esquentar um pouco. No final da garrafa ela está na temperatura exata que considero para o consumo das cervejas com este estilo.

Outra que gosto muito e merece ao menos ser apreciada uma vez é a Weizenbier. Em uma ida a Alemanha tomava muito deste tipo de cerveja e permaneço apreciando este tipo no Brasil através da Eisenbahn. Esta sim tem sua cor bem diferente mesmo. Mais escura que a Pilsen traz um sabor mais refrescante e um pouco mais amargo que o normal. Muito boa, recomendo muito.

Fora estes eles possuem muitos outros tipos, todos valem a pena experimentar. Se estiver pela região uma boa pedida é a visita a fábrica. Eu nunca fiz, mas pretendo até o final do ano fazer, dizem que é espetacular.

Espero que tenham gostado e espero que experimentem, aliás, longe de mim fazer propaganda de algo que não gosto!

Para mais informações http://www.eisenbahn.com.br/
abraço,

Rodrigo "Pivas" Pulita

Um comentário:

  1. Grande Post, sempre mantendo a qualidade!

    Vou passar no 'mercado local' hoje para verificar se a qualidade está como o Pivas está descrevendo. rsrsrs

    Uma coisa que me chamou atenção no site da cervejaria foi uma espécie de promoção: "Six Pack Eisenbahn Rauchbier (6 garrafas de 355 ml.)"

    Six Pack, Six Pack, Six Pack!

    "entschuldigung, 'me vê' 1 Challenger RT 440 Six pack por favor? E uma caixa dessa bira aí tbm."

    Vou ir treinando pra Oktober!

    Abraço!
    GiovanniF.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre esse assunto que escrevi, ela é muito importante mesmo!