quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Arrancada nos EUA, uma experiência única

As vezes nos pegamos, eu e o Carbonera, tratando sobre a arrancada que fomos nos EUA ano passado. Talvez não o melhor evento americano, porém nosso primeiro evento de arrancada fora do Brasil. Acostumados em ir pro Velopark, Guaporé, Tarumã e mais algunas pistas regionais do RS fomos desvendar o que rola nos eventos americanos.

Nosso destino, Orlando Street Nationals, uma prova que reune muitos aficcionados pela velocidade. Prova de 402 metros com carros blower, aspirados nitro e turbo. Basicamente todos os carros com portas. Uma das coisas que concordamos é que perto deles, os dragsters são bem sem graça. Gosto de motores fortes mas pra mim a idéia de um monte de canos soldados com um Big inch V8 blower é um tanto controversa sem ao menos um nome não genérico para se chamar. Claro, os tempos sào lindos, mas procuro também uma experiência visual afinal sou apaixonado pelos carros americanos. Chevelles, camaros, mustangs, challengers, é isso que quero ver andando.

Detalhe que as duas garrafinhas estão cheias e a caca aberta,
era em média duas garrafinhas e meia por cada lata.

Logo na ida a emoção era tanta dentro do avião que definimos por já ir tomando um apiritivo...hehehe.
Chegando nos EUA para quem idéia de viajar para ver uma arrancada se prepare. No aereoporto você vai ser tratado como Bin Latex (nome errado pra evitar atentados terroristicos no blog pivistico...hehehe). Os americanos tem plena certeza que você está ali para explodir alguma coisa. Neste momento achamos sinceramente que a relação com este povo iria ser complicada.




Após todos os passos burocráticos finalmente calçamos nossos tênis e fomos alugar nosso carro. Um chevrolet Aveo que estava no pacote. Simplismente um montinho de plástico que chega a ser pior que nosso Agile (aliás, ARG!ILE). Bom, definimos que nossos dólares seriam melhor investidos com outro carro e após alguma discução definimos em relação a um Dodge Charger 3.5 V6 branco! hehehe. Minha paixão por mopars brancos predominou. Logo saimos do aereoporto para o hotel. As impressões de dirigir nos EUA também não nos animam muito, umas belas estradas todas andando a 50mph, 60 até, com carros automáticos pesados, com câmbios burros e motores grandes. Resumindo, o Charger andava igual a um vectra 94 automático.
Nosso meio de transporte em território americano, esperava mais, mas já andava mais do que todos os demais alugados pela turma brasileira! Mopar power...hehehe!

Após pegar o carro fomos encontrar alguns amigos e almoçar, obviamente optamos por um lugar bandido cheio de mulher! Hooters. As americanas não tem o brilho das brasileiras (em especial nossas namoradas pelas quais temos tanto amor...hehehe), porém fomos bem atendidos. Iniciamos já animados com a famosa Junk Food, uns hamburguers engordurados tudo que dá! Coisa finissima!

Logo após estavamos loucos para ir para a race track e para lá fomos. Impressionante a estrutura que é armada para um evento de arrancada lá. Não havia boxes para se guardar os carros como nas nossas pistas. Haviam muitos traillers, pickups gigantes com reboques enormes inclusive com quinta roda dentro da caçamba. As pickups são incrivelmente grandes e levam reboques maiores ainda, são praticamente caminhões vestidos para uso díário. Nestes haviam oficinas completas com eleva car, ferramentas, motor reserva, caixa, tudo que se possa imaginar.
Os traillers, praticamente oficinas montadas com tudo de reserva, estação de recarga de nitro, eleva car, tudo mesmo!

Todos puxados por senhoras pickups como vemos na foto, é mole?!?

Pelas nossas voltas sempre nos apresentavamos como brasileiros que tinham ido apenas para ver o Orlando Street Nationals. Ao contrário do aereoporto tinhamos um tratamento vip sendo convidados para comer, beber e tirar fotos mais de perto.
Amizades feitas instantaneamente rompendo barreiras de paises porém não a dos automóveis, pois sempre tem um opaleiro safado no meio dos V8teiros.


Os americanos são doentes pela arrancada, assim como alguns poucos de nós. Todos estão montando um muscle car ali. Todos tem uma história pra contar sobre um carro que tiveram e um que estão preparando o motor. É impressionante, de se sentir em casa mesmo com os assuntos. Em uma determinada conversa no estacionamento da arrancada um senhor quando viu meu gosto pelos Mopars retirou da carteira, após algumas fotos de seus filhos, uma foto de um challenger 1970 que segundo ele era um dos grandes arrependimentos de sua vida, por ter sido vendido. Nos deparamos também com um casal olhando um challenger dos modernos no estacionamento enquanto babavamos no mesmo. Ao me ver quase pulando pra dentro do carro acabei ficando sem jeito e tive de puxar papo. - Nice car! (disse Pivistico). A mulher me olha e olha pro marido e já larga. Pois é, este idiota tinha um antigo destes e vendeu! hehehe. Foi uma cena muito hilária provando que as mulheres americanas também tem o gosto pelos muscle no sangue. O marido simplesmente ficou sem ação e baixou a cabeça.

Nice car hun?  - O estacionamento para nós tupiniquins é um evento a parte de tanto carro legal...

Suprimenro para duas horas de arrancada no sol da Florida.
Após enchermos a cara com aquela água que eles chamam de Bud Light o dia inteiro assistindo carros de 6 segundos de todos os modelos possíveis fomos embora da pista. Pegamos nosso Charger e para nossa surpresa nosso amigo Adriano Kayayan (famoso na arrancada por seu lindo camaro biturbo) alinhou do nosso lado com um Malibu. Dodge X Chevrolet nas ruas de Orlando infestadas de policia. Aceleramos os maravilhosos carros automáticos e logicamente o Mopar saiu vitorioso! Nisso nosso amigo numa manobra repentina dobra na primeira esquina. Eis que outro carro alinha conosco e liga umas luzes em cima do teto. Policial de bigodão, chapéu e cara de mau! Andou alinhado do nosso lado alguns minutos até desistir. Que sufoco!


Enfim chegamos novamente no Hooters para tomar mais uma. Nos dias de arrancada haviam encontros de carros preparados no estacionamento do Hooters.
Amigos, esta é a melhor parte, que é de ter uma certa raiva pelo nosso pais. Blowers gigantescos para fora do capo, pneus enormes com mais de 15 polegadas de largura, nitro, carros com santo antonio que mais pareciam carros pro street. Coisa linda.... tudo legalizado pra andar na rua. Sim, todos com barulho aspero, escape aberto e todos chegaram rodando sem o menor problema! Haviam carros que a altura do blower passava da altura do teto, mas legalizado para andar na rua e vir até o hooters tomar uma e comer mais porcaria. Enchemos os olhos com as simpáticas atendentes e os maravilhosos carros.




Carros que estavam no encontro no estacionamento do hooters, todos vieram andando na rua!

Outro camaro de rua, bem simples...

As gentis atendentes do Hooters. Detalhe da camiseta representando o Encontro de v8 do HPV8 Clube nos EUA!
Na rua a noite muita coisa legal acontecendo também. Em determinado momento ensurdecemos com um bando de motoqueiros, alguns com motos custom sem capacete (também é tranquilo lá andar sem) e outros com motos mais preparadinhas, tipo assim, uma hayabusa turbo com suspensão traseira alongada, coisinhas assim.

Nos demais dias na arrancada tenho minhas considerações que não devem passar em branco. Nos deparamos com muitas cenas que gostariamos de algum dia ver no Brasil. A primeira coisa é a religião relacionada a marca dos carros. Rivalidade entre Ford e Chevy nesta arrancada era praticamente a mesma que INTER e grêmio! O pessoal torcia mesmo, gritava e chingava! Muita gente apostando dinheiro por pura brincadeira, coisa de 1 dólar ... 2 dólares, só para se divertir mesmo. Vale o comentário que nós não apostavamos pois nossa diversão era apenas etílica! hehehe!
Outra coisa que chama muito a atenção é o perfil das pessoas que vão nestes eventos. Senhores de mais de 70 anos sentados juntos, comendo um hamburguer e tomando uma cerveja sentados durante uma tarde de sol assistindo arrancada. Familias com filhos bastante pequenos já com camisetas de determinadas marcas de carros também  presentes.

Jovem garota analisando os carros de arrancada.



Senhores comendo seu hamburguer e assistindo a arrancada, sem dúvida vou ser um vovô assim.

Realmente a arrancada ali é tratada como um jogo de futebol, um esporte que exige técnica e profissionalismo. Um esporte que move um grande mercado e que gera muito lucro e diverte muito. Não vimos por lá motores quebrados em nenhuma puxada, os V8 afinal são valentes e gigantes!

Aceleras memoráveis como esse mexiam com o pessoal da arquibancada.

Os brasileiros que foram, em sua grande maioria grandes pilotos e envolvidos fortemente na arrancada.

Fica ai a dica! Aliás, não sei se é dica, mas fica o conselho então. Não é tão caro quando se imagina ir pra lá ver um evento destes e pensando aqui de baixo como gaúcho creio que gastamos menos do que se fossemos passar uns 15 dias numa praia do nordeste (este também é um excelente programa para conseguir a aprovação da esposa para ir pra arrancada nos EUA...hehehe). Para terem uma idéia do custo pagamos o pacote com hotel com café da manhã, carro e passagens de avião de SP-MIAMI-ORLANDO em torno de R$2400,00. OK, é muito, agora imagine que se parcela isso em 10xR$240 sem juros. Viu, ficou bom né. Depois para gastar lá a antecipação do décimo terceiro e um bom cartão internacional que você vende a alma pro banco depois pra pagar a fatura. Pronto, viabilizei a sua viagem para o ano que vem! hehehe

Este ano infelizmente não poderei ir devido a compromissos com o trabalho mas no dia de HOJE mesmo (20/10/10) meus enviados especiais Douglas Carbonera e Paulinho Machado estão embarcado para mais uma arrancada nos EUA. Ano que vem estarei com vocês amigos! Logo logo postaremos algumas fotos sobre a ida de meus grandes amigos para lá.

Espero que tenham gostado do post !
Comentem!

abraço
Rodrigo "Pivas" Pulita

5 comentários:

  1. Mateus Piccoli:
    Fantástico bruxo! incrivel mesmo...
    espero um dia realizar esse segundo sonho..
    abração, tá otimo o blog

    ResponderExcluir
  2. E novamente, após uma ótima leitura no Pivistico, chego a mesma conclusão: O que falta no Brasil para podermos legalizar nossos Street Rods??? Nessa semana descobri que um tal de Ruy Pauletti, que não se elegeu a alguma coisa politica... talvez deputado federal..., Havia enviado uma carta ao Sr Mula, opa Lula solicitando tal grande idéia da placa amarela (placa para os street rods)MAGNÍFICO!. What the hell happened? Ninguém mais tem essa idéia lá no congresso? Pivas. Você. Grande movedor das massas HotRodísticas, poderia iniciar uma campanha do gênero apoiando, gerando qualquer discussão lá, já estaríamos ganhando!

    Eu estaria na primeira fila para discutir!

    GiovanniF

    ResponderExcluir
  3. Pivas, veja esse link sobre o assunto acima!
    http://www.jalopnik.com.br/conteudo/polemica-da-placa-preta-e-nova-placa-amarela

    Um abraço

    Giovannif

    ResponderExcluir
  4. Que inveja!

    Algum dia ainda quero ir assistir a uma prova do Orlando Street Nationals...
    E pelo que o Pivas falou não sai tão caro assim, é só deixar de comprar umas peças pro meu carro que junto essa grana, mas peraí, acho que fico com as peças mesmo hehehehe

    Parabéns pelo Blog Pivas!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. É realmente vendo isso é que vimos em que país estamos, mas fazer oq, enquanto os americanos se divertem e curtem suas vidas com coisas inexplicaveis os brasileiros sonham e pagam caro até mesmo por um parafuso simples de ferro.
    Parabéns pela viagem.
    André Lima, DS 99.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre esse assunto que escrevi, ela é muito importante mesmo!