Drag Week é um evento que ocorre em 5 pistas de arrancada durante 5 dias. Ganha quem tiver a menor média de tempo nestas 5 pistas. Um detalhe importante, as 5 pistas devem ser em 5 estados diferentes e se deve ir rodando até estas pistas de arrancada. O importante então não fica sendo somente a aceleração na pista, a durabilidade dos carros conta e muito neste evento. As regras são bastante abertas, podendo o dono do carro fazer o que quiser com o carro, contando que o mesmo seja feito sem contar com traillers e nem carros de apoio, visto este ser um detalhe importante das regras. Somente o carro de arrancada vai rodando. O máximo que se pode ter é um reboque que serve para levar mantimentos, ferramentas e combustível (e este deve ir em grandes quantidades pelo que se percebe do nível dos carros).
A frase da chamada do evento traduz exatamente as ideias que ele sustenta: "Separating The Real Street Cars From The Phonies And The Real Men From The Quitters", ou seja, "Separando os verdadeiros carros de rua dos que parecem ser reais e os verdadeiros homens dos que desistem".
Pelas palavras da Revista Hot Rod o evento Drag Week não é tanto uma corrida, mas um jogo da morte e uma luta pela sobrevivência (lhes pergunto, será que é levado a sério por eles?!?). A revista também diz que Drag week é uma guerra entre a estrada e a máquina e o verdadeiro teste da ingenuidade, perseverança e coragem intestinal do homem. Resumindo, 1000 milhas obrigatórias na rota das 5 pistas de arrancada que fazem os finalistas serem respeitados e dignos em seu passeio. Chegar nas finais é símbolo de orgulho.
Falando do Drag Week 2010, o mesmo teve 112 participantes que passaram por Ohio, Indiana, Michigan, Pensilvânia e depois voltaram a Ohio em outra pista diferente da primeira.
Vale lembrar que o Drag week é um evento bem diferente do famoso Hot Rod Power Tour, pois este é destinado a carros antigos e hots que realmente só querem rodar. Drag Week é focado firmemente em desempenho e longevidade do equipamento.
Como um evento que busca muitos participantes (diferente do que muitas vezes ocorre no Brasil), o Drag week tem categorias para todos os tipos de carros, desde aqueles que são considerados carros do dia a dia que viram tempo acima dos 10,8 segundos nos 402 mts até os Pro-Street e Pro-Modified. Em 2010 houve o caso de um Chevy Vega que cruzou os 402 metros em 18 segundos em Indiana e em Ohio na primeira passada Larry Larson que passou em 6,95 segundos nos 402 metros com seu Chevy Nova
( http://www.youtube.com/watch?v=s0de47YVUsc ).
O importante do evento e que sempre vale ressaltar é a parceria dos competidores que buscar chegar até o final do evento. Os competidores tem a idéia de estarem competindo com seus conhecimentos, suas competências de fazer um carro chegar até o fim. Diferente do que muitos podem pensar, de acordo com os relatos dificilmente alguém chega até o final sem a ajuda de outros competidores, o que acaba promovendo um dos aspectos mais importantes, que é a amizade e a parceria. A idéia acaba se tornando bater as probabilidades de que um carro de corrida não possa fazer as 1000 milhas e não competir com alguém pelo melhor tempo. Uma das grandes idéias do Drag Week é que você pode até ter alguma quebra ou algum problema, e apesar de não poder levar um carro de apoio para lhe auxiliar, você jamais estará sozinho na beira da estrada. Quem vive até o fim do evento sempre acaba com uma bela história para contar e uma bela amizade a mais, e pra mim, Pivas, é isso que vale na vida!
Video Promocional do evento em 2010
http://www.youtube.com/watch?v=jME_4Q65GSY&
Bom, agora pra matar um pouco a curiosidade de todos estas são as regras do Drag Week:
DRAG WEEK RULES
* Open to any four-wheeled vehicle make or model, import or domestic.
(aberto a todos os tipos de veículos com 4 rodas, não importando se é feito, importado, de rua...)
* All vehicles must have current licenseregistration, and proof ofinsurance. No dealer plates.
(todos os veículos devem ter placa e documentos. Nada de placas decorativas, algo assim)
* All vehicles must meet all NHRA safety rules for the e.t. and speedthey are capable of. Running quicker than the safety equipment allows iscause for instant disqualification.
(todos os veículos devem seguir as regras da NHRA. A NHRA tem normas para todos os tipos de veículos dependendo da velocidade que atingem e tempos de pista que são capazes de fazer)
* Any vehicle found being towed or hauled during the course of theevent will be immediately disqualified.
(qualquer veículos que for visto sendo rebocado durante o percurso será desclassificado imediatamente)
* Support vehicles of any kind are prohibited. All supplies must becarried onboard the vehicle or in a trailer pulled by the vehicle.
(qualquer tipo de veiculo de suporte é proibido e tudo que é necessário para o evento deve ser carregado dentro do veiculo inscrito ou ser puxado em um reboque)
* Any repairs, changes, or modifications may be performed on thevehicle at any time. There is no impound.
(qualquer reparo, mudança ou modificação no veiculo inscrito pode ser feita a qualquer momento)
* Any fuel may be used.
(qualquer combustivel pode ser usado)
Era isso, esperam que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o que nossos amigos americanos fazem, um evento bem do meu estilo (guardando as devidas proporções).
Seguem algumas fotos.
Campeão do Drag Week 2007, alguns amigos amam esta foto! |
In the road! |
Abraços,
Rodrigo "Pivas" Pulita
COMENTEM!!!!
Sensacional Pivas!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirVocê demora pra postar, mas quando posta é show na certa. Continue assim. Abraço. Samuka
Obrigada por postar a foto do Camaro de 2007 :D O melhor é o vídeo dos caras parados em um posto abastecendo o carro com E85 e amolando que é econômico.
ResponderExcluirEsse ano, em setembro, eu vou pelo menos na corrida de Indiana, embora ainda esteja aguardando pela divulgação do roteiro. Boras ?
Bea, a foto do Camaro foi pensando em alguns amigos, você é um deles. Camaro campeão em 2007 do Drag Week. Espero que algum dia no Brasil se tenha algo assim, mesmo que seja com opalas, dodges, mavericks, gols e coisas assim tá valendo! Imagina só...! Eu se estivesse por ai iria tirar a semana pra ir atrás destes doentes, mesmo que fosse com um Chargerzinho V6 alugado!
ResponderExcluirabraço!
Pivas
Cara, isso sim é uma prova de resistencia, alem de percorrer toda a distancia entre as pistas, ainda tem o esforço adicional das arrancadas !!! Velho, é uma prova de resistencia animal !!! Po Pivas, pega o Dartão e sobe com ele pra la passando pelo Canal do Panama e pelo Mexico !!! hahahahahahaha !!!
ResponderExcluirAbraço
Edu
Isso eu acho do caralho!!!
ResponderExcluirVai rodando e volta rodando!!!
Imagina se fosse aqui no Brasil???
Nem sairiamos do estado.
Estariamos todos guinchados pela PRE ou PRF!!! hehehe...
Que lástima...
Ae Pivas, desde muito tempo que acompanho teu blog e acho teu Dodge muito bala!!!...e tu então, é um verdadeiro e legítimo entusiasta dessa "nossa" cultura automobilística... não tem um mega bólido de arrancada, mas tenho certeza que se diverte muito mais com o Dodge do que muitos caras que tem carros "apartamento"...kkkkkk....
ResponderExcluirTu te importaria se eu linkasse as tuas postagens lá no meu blog????
www.metalgaragerace.blogspot.com
Um abraço...
Maicon
Fica a vontade Maicon, estamos aqui pra difundir nossas idéias indiferente em qual Blog, pode linkar sim ! Abraço... Pivas!
ResponderExcluir