terça-feira, 24 de maio de 2011

Drag Week.... Street and strip forever !!!

O ciumes que devemos ter dos nossos amigos americanos. Hoje venho falar para todos os leitores do Blog Pivisitico sobre um evento único no mundo chamado Drag Week. Um evento que envolve tudo que venho falando a muito tempo no Blog, sobre carros que andam, correm e voltam para casa e aguardam o próximo dia para cruzar o asfalto.

Drag Week é um evento que ocorre em 5 pistas de arrancada durante 5 dias. Ganha quem tiver a menor média de tempo nestas 5 pistas. Um detalhe importante, as 5 pistas devem ser em 5 estados diferentes e se deve ir rodando até estas pistas de arrancada.  O importante então não fica sendo somente a aceleração na pista, a durabilidade dos carros conta e muito neste evento. As regras são bastante abertas, podendo o dono do carro fazer o que quiser com o carro, contando que o mesmo seja feito sem contar com traillers e nem carros de apoio, visto este ser um detalhe importante das regras. Somente o carro de arrancada vai rodando. O máximo que se pode ter é um reboque que serve para levar mantimentos, ferramentas e combustível (e este deve ir em grandes quantidades pelo que se percebe do nível dos carros).

A frase da chamada do evento traduz exatamente as ideias que ele sustenta: "Separating The Real Street Cars From The Phonies And The Real Men From The Quitters", ou seja, "Separando os verdadeiros carros de rua dos que parecem ser reais e os verdadeiros homens dos que desistem".

Pelas palavras da Revista Hot Rod o evento Drag Week não é tanto uma corrida, mas um jogo da morte e uma luta pela sobrevivência (lhes pergunto, será que é levado a sério por eles?!?). A revista também diz que Drag week é uma guerra entre a estrada e a máquina e o verdadeiro teste da ingenuidade, perseverança e coragem intestinal do homem. Resumindo, 1000 milhas obrigatórias na rota das 5 pistas de arrancada que fazem os finalistas serem respeitados e dignos em seu passeio. Chegar nas finais é símbolo de orgulho.


Falando do Drag Week 2010, o mesmo teve 112 participantes que passaram por Ohio, Indiana, Michigan, Pensilvânia e depois voltaram a Ohio em outra pista diferente da primeira.
Vale lembrar que o Drag week é um evento bem diferente do famoso Hot Rod Power Tour, pois este é destinado a carros antigos e hots que realmente só querem rodar. Drag Week é focado firmemente em desempenho e longevidade do equipamento. 

Como um evento que busca muitos participantes (diferente do que muitas vezes ocorre no Brasil), o Drag week tem categorias para todos os tipos de carros, desde aqueles que são considerados carros do dia a dia que viram tempo acima dos 10,8 segundos nos 402 mts até os Pro-Street e Pro-Modified. Em 2010 houve o caso de um Chevy Vega que cruzou os 402 metros em 18 segundos em Indiana e em Ohio na primeira passada Larry Larson que passou em 6,95 segundos nos 402 metros com seu Chevy Nova 
( http://www.youtube.com/watch?v=s0de47YVUsc ).



O importante do evento e que sempre vale ressaltar é a parceria dos competidores que buscar chegar até o final do evento. Os competidores tem a idéia de estarem competindo com seus conhecimentos, suas competências de fazer um carro chegar até o fim. Diferente do que muitos podem pensar, de acordo com os relatos dificilmente alguém chega até o final sem a ajuda de outros competidores, o que acaba promovendo um dos aspectos mais importantes, que é a amizade e a parceria. A idéia acaba se tornando bater as probabilidades de que um carro de corrida não possa fazer as 1000 milhas e não competir com alguém pelo melhor tempo. Uma das grandes idéias do Drag Week é que você pode até ter alguma quebra ou algum problema, e apesar de não poder levar um carro de apoio para lhe auxiliar, você jamais estará sozinho na beira da estrada. Quem vive até o fim do evento sempre acaba com uma bela história para contar e uma bela amizade a mais, e pra mim, Pivas, é isso que vale na vida!


Video Promocional do evento em 2010
http://www.youtube.com/watch?v=jME_4Q65GSY&


Bom, agora pra matar um pouco a curiosidade de todos estas são as regras do Drag Week:


Campeão do Drag Week 2007, alguns amigos amam esta foto!
In the road!

7 comentários:

  1. Sensacional Pivas!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Você demora pra postar, mas quando posta é show na certa. Continue assim. Abraço. Samuka

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por postar a foto do Camaro de 2007 :D O melhor é o vídeo dos caras parados em um posto abastecendo o carro com E85 e amolando que é econômico.
    Esse ano, em setembro, eu vou pelo menos na corrida de Indiana, embora ainda esteja aguardando pela divulgação do roteiro. Boras ?

    ResponderExcluir
  3. Bea, a foto do Camaro foi pensando em alguns amigos, você é um deles. Camaro campeão em 2007 do Drag Week. Espero que algum dia no Brasil se tenha algo assim, mesmo que seja com opalas, dodges, mavericks, gols e coisas assim tá valendo! Imagina só...! Eu se estivesse por ai iria tirar a semana pra ir atrás destes doentes, mesmo que fosse com um Chargerzinho V6 alugado!

    abraço!
    Pivas

    ResponderExcluir
  4. Cara, isso sim é uma prova de resistencia, alem de percorrer toda a distancia entre as pistas, ainda tem o esforço adicional das arrancadas !!! Velho, é uma prova de resistencia animal !!! Po Pivas, pega o Dartão e sobe com ele pra la passando pelo Canal do Panama e pelo Mexico !!! hahahahahahaha !!!

    Abraço

    Edu

    ResponderExcluir
  5. Isso eu acho do caralho!!!
    Vai rodando e volta rodando!!!

    Imagina se fosse aqui no Brasil???
    Nem sairiamos do estado.
    Estariamos todos guinchados pela PRE ou PRF!!! hehehe...

    Que lástima...

    ResponderExcluir
  6. Ae Pivas, desde muito tempo que acompanho teu blog e acho teu Dodge muito bala!!!...e tu então, é um verdadeiro e legítimo entusiasta dessa "nossa" cultura automobilística... não tem um mega bólido de arrancada, mas tenho certeza que se diverte muito mais com o Dodge do que muitos caras que tem carros "apartamento"...kkkkkk....

    Tu te importaria se eu linkasse as tuas postagens lá no meu blog????

    www.metalgaragerace.blogspot.com

    Um abraço...

    Maicon

    ResponderExcluir
  7. Fica a vontade Maicon, estamos aqui pra difundir nossas idéias indiferente em qual Blog, pode linkar sim ! Abraço... Pivas!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre esse assunto que escrevi, ela é muito importante mesmo!