quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vic Edelbrock, uma figura na história !


A tempos estou querendo escrever sobre essa grande empresa que tanto tem de história para contar no mundo das corridas americanas. Partimos para um assunto que não se limita mais somente ao Drag Racing que tanto gostamos e acabamos indo para muitos e muitos estilos de corrida que existem na terrinha do Tio Sam, onde tudo realmente começou e foi levado a sério.

Bom, a Edelbrock como empresa partiu de um desafio, talvez como todas as outras empresas deveriam iniciar. Uma necessidade dos consumidores. Nos EUA as corridas começavam a ter mais profissionalismo e na época ou se contruia suas proprias peças ou se contava com o pouco que se tinha disponivel (qualquer semelhança com a realidade brasileria de alguns anos atrás não é mera concidencia). A empresa iniciou mesmo trabalhando em cima de peças de reposição. Através disso começou o crescimento desta empresa que hoje representa muito no mercado norte americano.

O fundador da empresa, Sr. Vic Edelbrock, nasceu em 1913 em uma pequena comunidade rural perto de Wichita, Kansas. A familia era dona de um pequeno mercado na área rural que estava muito bem e provia sustento para toda a familia. Em 1927 infelizmente este mercado pegou fogo e aos 14 anos Vic teve que ir trabalhar fora para ajudar no sustento da familia. Logicamente Vic tinha grandes habilidades mecânica e por isso foi trabalhar em uma oficina local.



Quando a grande Depressão chegou ao Kansas, Vic mudou-se para a Califórnia. Em 1931 foi morar com seu irmão. Trabalhou numa oficina e prosperou bastante e em 1938 tinha um excelente negócio, tinha seu filho Vic Jr. e comprou seu primeiro carro, um Ford roadster 1932. Neste momento ele havia entrado no mundo dos Hot rods e criou sua primeira admissão com marca Edelbrock





Quando Vic comprou seu Roadster se junto com Tommy Thickstun, para assim criar a admissão Thickstun". Vic não ficou muito satisfeito com a performance da mesma e por isso decidiu ele sozinho fazer uma admissão de aluminio para seu flat head, chamou ela de "Slingshot". Era uma admissão simples porém eficaz para época e foi o primeiro produto da marca Edelbrock. Utilizava dois carburadores Stromberg 97. Ele vendeu cerca de 100 admissões deste tipo nos EUA. Testava e corria com seu Ford. Simplesmente ia andando até os desertos de sal, retirava o para-brisa e os para-lamas e corria a velocidades de até 112 milhas por hora. Acabando a corrida montava seu carro novamente e ia com ele para casa. (sistema mais do que correto).

Primeiro Roaster de Vic Edelbrock que lhe acompanhou no inicio de sua tragetória de sucesso.
Nesta época Vic também já pensava em maiores taxas de compressão e maior fluxo nos cabeçotes. Ele modificou seus cabeçotes para que eles rendessem mais potência ao seu Roadster. Começou ai a se interessar cada vez mais por esse tipo de peça também.


Tipo de carro que participava das corridas de midget cars.


Vic Sr. junto a uma de suas inumeras criações.
 O sucesso de Vic era tanto devido a suas grandes corridas que ele decidiu abrir uma loja para suas peças. O desenvolvimente estava cada vez mais apurado. Três semanas antes do evento da Segunda Guerra (Pearl Harbor) Vic foi cronometrado no deserto a 121,42 mph (194,27 km/h). Apartir dai Vic se dedicou a ajudar os EUA na guerra com suas habilidades mecânicas. Teve acesso a muitas máquinas de usinagem e experiências diretas com motores de aeronaves. Após a guerra Vic comprou seu primeiro prédio onde deu inicio as atividades de sua empresa de fabricação de peças e oficina.

Depois da guerra Vic partiu para um grande desafio. Construiu seu primeiro par de cabeçotes de aluminio para Ford Flathead. Os cabeçotes assim como as admissões foram muito bem recebidas pelo mercado e devido a isso sua oficina já estava mais para uma loja de peças do que para uma oficina mecânica propriamente dita. Em 1946 Vic imprimiu o primeiro catálogo de peças da Edelbrock com o título “Edelbrock Power and Speed Equipment”. Nesta época Vic já vendia seus cabeçotes, pistões, virabrequins, admissões e muito mais. Após esta época Vic e sua equipe cruzaram os EUA andando em todos os tipos de corrida, em sua maioria midget racings (para nós brasileiros, um tipo de corrida de BAJA), batendo recordes e recolhendo vitórias. Vic, claro, foi o primeiro a usar o nosso querido Nitrometano. Os concorrentes não faziam a menor idéia do que se tratava aquele cheiro diferente e a fumaça do escapamento de outra cor.

Em 1948 Vic comprou um dinamometro para motores. Agora ele estava habilitado a além de vender medir os reais resultados de suas peças. Nesta época suas peças estavam entre todos os vencedores de corridas nos lagos secos de sal e nas corridas midget.

Em 1949 Vic abriu sua primeira loja. Uma área muito grande que contava com dinamometro de motor, oficina de reparos, todas suas máquinas e muito espaço para produzir diferentes tipos de cabeçotes, admissões e pistões de corrida para diversos tipos de aplicação.

1950 foi um ano cheio de recordes. Carros com peças Edelbrock já estavam chegando a 200mph nos lagos secos de Bonneville (um lugar que ainda irei visitar e ainda fará parte de nossos posts). Os recordes eram quebrados e o catálogo da Edelbrock ia cada vez mais aumentando, sempre contando com mais peças para Fords, Mercurys e Lincolns. O catálogo já contava também com peças de alguns ilustres fabricantes que alguns devem conhecer pelos sobrenomes: Paul Scheifer, Ed Iskenderian, Harmon & Collins and Ed Winfield.

Quebrando alguns paradigmas Vic iniciou a trabalhar em cima de um motor chevy small block 283 em 1955. Criou uma admissão para 3 carburadores e foi capa da revista HOT ROD. Em 1958 foi o primeiro motor que se conseguiu tirar 1 hp por polegada cúbica com uma admissão Cross Ram. Após essa grande conquista Vic usou o conhecimento adquirido e seguiu os desenvolvimentos para os Chrysler e Pontiac.

Infelizmente em 1962 o cancer tirou a vida do senhor Vic Edelbrock. Com um grupo de trabalho muito focado que estava junto com Vic desde o inicio da empresa seu filho tomou a frente dos negócios com os mesmos ideais. Todos sabiam o que era preciso para continuar com a empresa de forma que se mantivesse a mesma tradição. Creio que isso foi o mais importante a ser feito pois o espirito destas grandes marcas deve ser levado dessa forma assim como levamos nossos ideais Hot Rodders.

Após Vic Jr. assumir a compania junto a uma grande equipe foram criados diversos produtos que conhecemos hoje. A famosa Tunnel Ram, Street master, Tarantula.
De 1971 a 1974, atuou como presidente da Specialty Equipment Marketing Association (SEMA). Ele trabalhou muito em mostrar para o governo o grande mercado que se tinha em cima de peças de alta performance. Fica um comentário pessoal meu (Pivas) de um trabalho que ainda estamos engatinhando no Brasil, em que o governo ainda não vê a força que este segmento tem no país, onde até os postos de gasolina tem bordões dizendo "apaixonados por carro, como todo o brasileiro"! Um dia chegaremos lá.

Vic Jr. , que assumiu a fábrica e difundiu ainda mais a cultura das peças de alta performance.

Nos anos 80 e 90 a Edelbrock cresceu muito e partiu para diversas áreas. Carburadores, comandos de válvula, acessórios para motor, peças para sistema de exaustão... etc... Hoje a empresa tem 6 fabricas e mais de 600.000 metros quadrados construidos.

A palavra chave da empresa Edelbrock é conhecida por muitos nas nossas queridas caixinhas de peças que vem tão lindas dos EUA. "Proven Performance", ou no nosso melhor português, PERFORMANCE COMPROVADA! Este era o ideal que Vic deixou desde seu inicio em 1938. Fazer peças e provar sua eficência prática com os devidos padrões de qualidade e desempenho. Com certeza o Sr. Vic ficaria orgulhoso em ver o império que sua empresa virou. Todos nós que usamos suas peças um dia em que abrirmos nossos motores, dedicamos alguns segundos para pensar neste senhor que participou da história direta dos HOT RODS. Hoje a familia Edelbrock segue seu rumo respirando potência e performance automobilistica e hoje produz mais de 8000 tipos diferentes de peças.
Vic Jr. e sua filha, uma familia dedicada a Performance, seguido os passos de Vic Sr.

Espero que tenham gostado do texto. Comentem!
abraço!
Rodrigo "Pivas" Pulita

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Som Bandido, Blackberry Smoke !!!!

Falo de uns Rock n Roll por aqui mas nunca escrevi nada. Bom, vamos lá...
Estava passeando pela internet em busca de um capacete para parar de andar com capacete emprestado de amigos na arrancada. Entrei num site bem legal e no fim acabo por descobrir uma excelente banda que tocava enquanto se visitava o site. Decidi por bem pesquisar um pouco mais sobre a banda.

Blackberry Smoke!
http://www.blackberrysmoke.com/


Excelente som, meio rock n roll, meu country... um excelente som pra ir dar uma volta pela estrada num dia de sol sem pensar em mais nada.... só asfalto, vento, barulho de motor e um sonzinho no fundo! Os caras são muito bons. Aqueles que eu passei a dica estão bem loucos ouvindo então creio que se procurarem pelo som dos caras não vão se arrepender.



Um dos sons que não posso deixar de falar e que chega a me dar água na boca por tomar uma boa cerveja é esta música ( http://www.youtube.com/watch?v=Tel7yXwtXI8). Good one coming on ! Tipica música que respeita seu título que realmente lhe dá a sensação que algo bom está vindo.




Uma banda que tem o som muito parecido com a minha banda preferida, Lynyrd Skynyrd. Pelo jeito e por alguns covers que se acha no youtube parece que eles tem uma forte influência dos mesmos.
http://www.youtube.com/watch?v=Nv1yqqspxIA&feature=related

Curtam e deixem sua opinião, se puderem gravem um CD com MP3 deles e saiam dar uma bela volta de carro, vão voltar renovados!

abraço a todos!

Rodrigo "Pivas" Pulita

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Tempos de eleição, quero minha Bolsa Peças de Performance e Programa Sem Gasolina ZERO!

Nesses tempos de eleição somos obrigados a muitas vezes ver as malditas propagandas políticas, cartazes, banners, um monte de e-mail e porcaria desse tipo. Nunca fui ligado muito a política e provável que vote nulo em tudo, porém a alguns tempos sem outra opção acabo obrigado a me interar dos fatos. Muitas vezes acabo por ouvir a famosa HORA do BRASIL, às 19 horas de Brasilia, no rádio do pavilhão onde guardo o dodge. Estou mexendo no carro e aquela voz chata que deve vir de um cara e de uma mulher que devem ter 1000 anos, pois são sempre os mesmos, nos informam sobre onde vai nosso dinheiro.

Hoje para manter o dodge pago a tributação em cima de todas as peças (60% do valor das notas das peças que vem de fora), combustivel tributado até os últimos pingos, pedágios em tudo que é lado saindo da minha cidade ( e as estradas são uma merda igual). Só não tem imposto no ar que tem dentro dos pneus, mas nos pneus tem, e muito também. Em resumo, para ter um antigo se paga um monte de coisa pro governo. O IPVA ainda bem que não paga, meu carro é considerado como um aposentado... hehehe, paga apenas o seguro obrigatório. Aliás, excelente idéia do governo em não me fazer pagar nos carros antigos, pois ai divido a estrada com meu dodge em boas condições de uso com outros carros queimando óleo, quebrados, caindo os pedaços que andam a 10 por hora que usufruem do mesmo beneficio de não pagar ipva! hehehe, Brasilzão sem fronteira. Se aproveita com esse ilustre beneficio em incentivar as caieras véias a andar na volta, claro, poderiam haver critérios melhores, mas este é outro papo.

Enfim, voltando a HORA do BRASIL estava ouvindo sobre as BOLSAS do governo. Bolsa Familia, Bolsa de ajuda aos parente dos presidiários, Bolsa Telefone, Vale gás, estavam lançando uma bolsa pra ajudar mais as mulheres grávidas (um belo incentivo pro pessoal ter 14 filhos e ganhar R$1.000.000,00 em bolsa familia). Claro, fora isso o governo também ajuda MST, ONG e o caralho a quatro. Mas e eu? Eu que trabalho e pago meus impostos, pedágios e multas? Se contar as minhas multas todas é muito provável que eu seja um NOBRE ACIONISTA da BR-116. O que vocês estão fazendo com meu dinheiro?

Sou um podre coitado que ninguém ajuda, como diria algum cliente meu em alguma visita. Todo o dia que saio de casa tenho de lavar a bunda e escovar bem os dentes, nunca sei se vou dar ou chupar... hehehe (nada como ter um blog se estar vinculado a ninguém!). Por algum lado sempre tenho de pagar e meu dinheiro ajuda alguém que provavelmente está cagando e andando pra mim.

Só sobra a parte ruim pra mim e portanto vejo que seja necessário fazer agora minhas reenvidicações políticas:
- Exijo minha bolsa gasolina PODIUM !!! Quero que isso tenha incentivo do governo! Pensa como as cidades seriam perfumadas com o doce cheirinho octanado da gasolina podium em todos os carros!

- Exijo que eu tenha isenção de impostos nas peças de alta performance importadas para o Dodge e demais carros. 60% de imposto, tão loucos??? As peças tinham de ser a preço de dólar e o governo ainda arcar com o frete. Com todo o imposto que eu pago! Imaginem vocês como o transito fluiria com o auxilio nas peças de alta performance. Imaginem os carros parados no sinal vermelho já segurando no Transbrake de uma powerglide ou num line look e no two step explodindo cano com a MSD! Abre o sinal e o transito flue no meio da fumaça de pneu, coisa linda, e ainda mais perfume no ar, dessa vez dos pneus DRAG DOT, todo mundo ia usar!

- Partindo do último item, porque não mudar os sinais de transito para pinheirinhos de arrancada com foto célula. Sinceramente estou cansado de gente roubando na largada na cidade. Tem que ter foto célula e que na próxima quadra o placar com os tempos. Posso ter perdido na reação mas pra mim o que vale é o tempo de pista. Como vou saber ao certo? Policial tem que dar multa gravissima a quem queimar a largada no sinal da avenida principal! (PS: Este blog não faz apologia a corridas clandestinas na rua de maneira alguma)


- Exijo que possa mudar a potência do meu carro nos documentos! Porque não posso mais? Na época que eu tinha turbo eu fui no INMETRO e legalizei meu gol véio. Como não tinham bosta nenhuma para medir potência botei quantos eu julgava ter.... poderia ter dito 1000 cavalos! Coisa fina ter um número desse! hehehe... hoje não dá nem pra trocar um 4 milindro de opala por um 250S pois muda a potência. Pra que simplificar se dá pra criar lei idiota.

Carros legalizados para andar na rua nos EUA - Foto da minha visita no Orlando Street Nationals em 2009
- Exijo bolsa piloto de arrancada! Sim, pobres pilotos de arrancada que gastam seu dinheiro todo em seus carros e nunca tem dinheiro pra levar a namoradas/esposas no cinema, shopping e essas coisas. Deveríamos ter um incentivo do governo para manter a paz em nossos lares. Pensa o quanto o governo gasta em juiz pra separação de casais, quanto os filhos sofrem com isso... hehehe.... Bolsa Piloto!

- Vale VHT! Sim, as pistas tem que ter incentivo do governo para lavar o lugar da passagem dos carros de arrancada, mas aquele Vht de arrancar as meias dos pés de tão grudento. De carro STD fazer 60 pés em 1 segundo ou de deixar as engrenagens da caixa ali mesmo! hehehe

- Vale Nitro já! Mas que vale gás o que? E eu lá cozinho? Mas e o vale nitro, em todos os postos garrafas de nitro cheias ou ao menos centrais de recarga da NOS. Nitro é um combustível como qualquer outro e ajuda na qualidade de vida de muitos cidadãos brasileiros.


- Isenção de pedágio pra carro antigo. Sim, os pobres antigomobilistas, hot e street rodders tem que sofrer em pagar pedágios quando já sofrem (hehehe) com o alto consumo de gasolina podium em seus carburadores de inúmeros e diferenciados CFM's. Imagina quando tem mais que 1 carburador! (talvez uma proposta também devia ser ao invés de inclusão digital, seria dar uma MSD Digital para os carros!)

Sonhos a parte, para ser brasileiro e ter um hobby como nosso só sendo louco e tendo muito bom humor. Vamos mantendo a sanidade lendo coisas assim e pensando bobagens pois como diz o Candidato sérissimo a deputado Sr. Tiririca, porque pior não fica!
(PS2: Nenhum aninal ou pessoa se machucou quando escrevi este texto.)
(PS3: Não somos um blog politicamente correto porém peço desculpas se ofendi o Sr. Tiririca em minha citação)

abraço a todos!
Deixem seus comentários óh caríssimos leitores, quero saber o que pensar sobre essa bobagem toda!

Rodrigo "Pivas"Pulita

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gosto por carro, velocidade e acelerar.... da onde vem?


É dificil explicar porque esse gosto pela velocidade. Hoje ao meio dia tive que tentar explicar para minha mãe sobre o assunto. Com uma multa de 5 pontos por excesso de velocidade em cima da minha mesa atestando 5 pontos gravissimos acabei eu mesmo me perguntando da onde vem este gosto por acelerar? Porque não comprar um Agile (ARGGG!!!!) e andar a 80km/h?

Acho que cada um tem uma história sobre o tema, a minha como já contei vem do vô, passa pelo pai, repassa pelo irmão e cai em mim. Após o usual é percorrer por todos os ciclos de amizade possiveis. Em nossa casa sempre tivemos algum carro diferente, principalmente devido ao meu pai que sempre gostou de alguma coisa esportiva, eram Passat TS, Gol GT, Gol GTS, mais Gol GTS, Gol GTi até chegar num Golf GTi 1995, depois dai veio um Omega CD 4.1 (placa MAU-xxxx), ai vieram as BMW 325, 323 manual (que coisinha bem boa) e acabou por ai... mas dai eu já andava de Charger 74... hehehe.
Aprendi a dirigir com 11 anos logicamente com meu irmão e como grande parte dos brasileiros com a minha idade ou idade próxima, num fusca. A velha história de lavar e poder dar uma volta.

Até aprender a arrancar foi um parto, quem diria que depois seria a coisa que eu mais gosto de fazer.
Na infancia pegavamos escondidos o Santana 2.0 da minha mãe (que também teve uma legião de santanas) e de carona a maior aventura da vida era acelerar o que dava no tal santana. Voltavamos para a garagem e deixavamos tudo como se nada tivesse acontecido.

Aos 17 anos eu já tinha uma certa noção do que era dirigir e ai veio o Charger 74. As idas para a auto escola com o Charger sempre foram engraçadas. Ligava o pisca, engatava a ré e estacionava na frente daquele Palio nojento da auto escola. O martirio acabava quando saia do Palio e entrava novamente no V8 e ia embora dirigindo tranquilamente.

Depois ocorreu o fatidico dia de com 18 anos um amigo do meu irmão me emprestar um tempra turbo para dar uma volta. Pronto, virus pegou. Logo fui para os turbos. Me quebrei com todas as multas possiveis e existentes no caderno de notas dos policiais alcançando lindos e famosos 72 pontos na carteira. Um motorista exemplar que tinha em seus gastos mensais os famosos UFIR's. Houve uma época que desejei já receber o contra cheque em ufir para que assim pudesse facilitar os cálculos de conversão. Gol 1.8 turbo por 2 anos e depois outro gol velho (famoso GOL S, após 12 caixas quebradas), forjado, injetado, borboleta grande, turbina maior ainda, comando forte, caixa original de papel.... cansei!


Brincadeira feita na época na mail list TURBO-BR sobre as minhas quebrações de caixa, era falar no meu gol que se falava em caixa quebrada.

Acho que todos que lêem o blog tem alguma coisa no sangue assim, algumas situações que assim como o resto do que somos moldam nosso carater e fazem a gente ser quem é. Lembro da frase da minha mãe para minha atual namorada: "Quer namorar com meu filho, aprenda a gostar de carros e não fique entre eles e os carros, você vai perder!"

Acho que é por ai, todos os leitores espero eu tenham uma relação e uma história do porque gosta de acelerar e porque venera essas máquinas que para muitos podem ser meios de transporte. Para nós os carros são meios de vida! Vivemos e respiramos carro... o cheiro de pneu queimado e gasolina podium é perfume. Aquele acessório diferente é presente de natal pro carro e o boa noite pra ele antes de sair da garagem a noite é hábito como se fosse um parente.

Sem muito o que escrever acabei por escrever.... parem e pensem em suas histórias e porque não contar elas aqui mesmo no blog. Comentem o post, creio que tem muita gente com coisa legal pra escrever e cp, certeza vai ser gratificante saber quem são os leitores.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Von Dutch, mais do que uma grifezinha pra playboy!


Olá carissimos leitores, hoje pretendo escrever um pouco sobre um ícone do Kustom Kulture. Alguns conhecem ele apenas por roupinhas que consideram legais sem ter o menor conhecimento de quem Von Dutch realmente era. A história se passa lá nos anos 60, junto a história do já comentado Ed Roth. Quem sabe depois de ler este post ou você deixe de usar o agora pop Von Dutch ou comece a admirar ainda mais a arte do mesmo. O importante é sair da ignorancia e parar de comparar o mestre Dutch a uma grife qualquer, começar a lembrar que este nome querendo ou não representa a cultura das motos e carros customizados.

Von Dutch fazendo sua arte em cima de uma moto.
Seu nome real é Kenny Howard, um homem muito habilidoso em trabalhos em metal e com pinturas, um grande artista, um grande mecânico de motocicletas que acabaria por se tornanar uma lenda do pin striping e da cultura custom. Começou suas pinturas customizando facas e armas.
Von Dutch era famoso por sua teimosia e sua aversão por dinheiro, o que torna ainda mais ridicula e abominavel a tal grife de roupas de mais bobagens envolvendo seu nome.


Palavras dele:
“I make a point of staying right at the edge of poverty. I don’t have a pair of pants without a hole in them, and the only pair of boots I have are on my feet. I don’t mess around with unnecessary stuff, so I don’t need much money. I believe it’s meant to be that way. There’s a ‘struggle’ you have to go through, and if you make a lot of money it doesn’t make the ‘struggle’ go away. It just makes it more complicated. If you keep poor, the struggle is simple.“ – Von Dutch

Traduzindo:
"Faço questão de estar mesmo à beira da pobreza. Eu não tenho um par de calças, sem um buraco nelas e que o único par de botas que eu tenho são os meus pés. Eu não me meto com coisas desnecessárias, então eu não preciso de muito dinheiro. Acredito que era para ser desse jeito. Há uma "luta" que você tem que passar, e se você fizer um monte de dinheiro não faz a "luta" ir embora. Ele apenas torna mais complicado. Se você continuar pobre, a luta é simples. "Von Dutch






Nascido em 1929, Kenny Howard foi o pioneiro em levar a arte do pin striping para as motocicletas e carros customizados. Ganhou seu apelido pois era teimoso como um holandês (duthman). Todos odiavam ele por ser teimoso, racista, um chato mesmo. Ele conseguia arrumar encrenca com fornecedores, clientes, familia, todo mundo. No fim devido a essa sua teimosia e seu talento como artista por ironia do destino se tornou famoso e admirado.
 
 
 
 
 
Morreu em 1992, deixando duas filhas. No final de sua vida bebia muito e se foi escondido bebendo em um velho onibus urbano. Morava no museu chamado Movie World, Cars of the Stars and Planes of Fame in Buena Park, na California. Se tornou um paranoico criando imagens e figuras de carros, armas e facas.
 
 
 
 
Era tão odiado pelas filhas que não era de pensar que as mesmas acabaram por vender seu direitos em 1996 para uma empresa de roupas de surf. O direito de reprodução de suas imagens depois se tornaria o que muitos adolecentes e gente que não entende nada da verdadeira história de Von Dutch usa hoje com orgulho de ser da moda....
 
 
 
 
 
 


Em 1993, em um programa que foi chamado de Kustom Kulture, no museu de arte de Laguna, foi iniciada a descoberta da arte de Von Dutch para o público em geral. Todos então viram o quanto aquele homem era especial e poderia ter sua arte explorada. Celebridades como Britney Spears e Justin Timberlake apareceram então usando bonés e roupas com os pin striping do velho teimoso.



Ele acabou por ter a fama postruma para o mercado em geral, porém os veteranos hot rodders e donos de choopers se espantaram. Um frase surge do nada de um deles: - Eu sabia que Von Dutch era um ilustre hot rodder a muito tempo (balançando a cabeça retruca ainda). Eu o via bebado todos os dias!

O olho voador (The Flying Eyeball)


Nenhuma história sobre Von Dutch estaria completa sem falar do Flying Eyeball, o famoso logotipo do globo ocular voador. De acordo com ele o olho voador se originou das culturas egipcias e macedonicas a cerca de 5000 anos atrás. O símbolo basicamente significa que um olho no céu sabe tudo e ve tudo. Dutch pegou esse simbonlo e o modificou. Ele sempre acreditou em reencarnação e o globo ocular de alguma forma lhe amarrou a isso. De certa forma houveram muitas reencarnações deste simbolo ao longo dos anos e ele segue sendo um símbolo dos anos 50 e 60.



Era isso amigos, mais uma história de um dos homens que fez a história. Agora quando virem algum pin stripe em algum carro antigo vocês sabem em quem pensar. Assim que vocês virem alguém usando uma roupa Von Dutch lembrem do velho teimoso que era tão teimoso que fez suas filhas venderem suas imagens para pessoas que não entendiam nada sobre o que ele fazia, assim como a maioria dos que compram suas roupas. Mas quem sou eu para ficar brabo com isso, talvez graças a essa industria tive a oportunidade de conhecer essa figura tão ilustre.

Espero que tenham gostado,

Rodrigo "Pivas" Pulita